Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2009

PROJETO "A MATA ATLÂNTICA É AQUI" - SMA


UM MODELO DE PROJETO QUE
VALE A PENA CONHECER

Projeto Itinerante

"Exposição Itinerante do Cidadão Atuante" - realização da Fundação SOS Mata Atlântica
O projeto “A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante” tem como objetivo levar mais informações sobre a importância do Bioma e a influência dele na vida das pessoas, estimulando a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental.

Trata-se de um caminhão, totalmente adaptado, com palco para manifestações artísticas de temática socioambiental, que percorrerá cerca de 40 cidades das regiões Sul e Sudeste durante um ano, com o objetivo de promover em cada um destes locais atividades de conscientização, mobilização e educação sobre a importância da Mata Atlântica.

A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Cidades por onde já passamos:

Itu – de 27 a 31 de maio de 2009.
Campinas – de 03 a 07 de junho de 2009
Piracicaba – de 10 a 14 de junho de 2009.
Bauru – de 17 a 20 de junho de 2009.

Hoje estamos em Dourados – MS e ficamos até o dia 28 de junho!

Confira aqui as cidades por onde vamos passar:

Foz do Iguaçu – de 01 a 05 de julho de 2009.
Londrina – de 08 a 11 de julho de 2009.
Telêmaco Borba – de 15 a 19 de julho de 2009.

Próximas cidades:

Ponta Grossa
Guarapuava
Chapecó
Passo Fundo
Caxias do Sul
Porto Alegre
Criciúma
Florianópolis
Blumenau
Joinville
Curitiba
Paranaguá
Registro
Iguape
Peruíbe
Santos
São Sebastião
Ubatuba
Parati
Angra dos Reis
Rio de Janeiro
Petrópolis
Nova Friburgo
Campos de Goytacazes
Cachoeiro do Itapemirim
Vitória
Linhares
Ipatinga
Belo Horizonte
Juiz de fora
Resende
São José dos Campos
Mogi das Cruzes

PARCEIROS DE LONGA DATA

Como está registrado no "site memorial online" ARCA - Amigos do Ribeirão Capivari, que contém toda a história do trabalho das comunidades das bacias hidrográficas da Mantiqueira, a Fundação SOS Mata Atlântica foi a inspiradora e orientadora do nosso trabalho ali realizado e do nosso trabalho atual em defesa dos rios do Brasil.
Graças ao apoio, treinamento da equipe, fornecimento de modelos, projetos e programas, bem como o empenho pessoal, visitas e participação em diversas fases da Campanha, os diretores da SOS Mata Atlântica, na época: Mário Mantovani, Samuel Barreto e depois Malu Ribeiro, foi que os "Amigos do Ribeirão Capivari", em Campos do Jordão, sob nossa coordenação, atingiu plenamente seus objetivos.
Como resultado foi autorizada a implantação do CBHSM (que hoje realiza importantes projetos na Mantiqueira), foram criadas diversas e importantes ONGs, recolhidas 30 mil assinaturas que resultaram numa "Ação Civil Pública" para o tratamento dos esgotos de Campos do Jordão (coletores tronco em construção), tratamento dos esgotos das demais Estâncias e várias ações comunitárias de educação ambiental na Mantiqueira.
Quem desejar conhecer toda a história da luta das comunidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí (Bacias da Mantiqueira), em defesa das suas águas poderá visitar o Site Memorial ARCA e ficará sabendo como os parceiros SOS Mata Atlântica e Radio Eldorado alavancaram o movimento.
Na época, escrevíamos: "A experiente equipe técnica do IPB, embora trabalhando há muitos anos em projetos ecológicos e educação ambiental foi buscar junto aos maiores e mais credenciados especialistas brasileiros em campanhas de despoluição de rios, que são exatamente a Rádio Eldorado e a Fundação SOS Mata Atlântica, toda a " Metodologia" que empregaram no bem sucedido projeto Núcleo União Pró Rio Tietê, onde arrecadaram mais de 3 milhões de assinaturas para pressionar as autoridades a iniciar a despoluição daquele importante rio paulista."
Parabéns à Fundação SOS Mata Atlântica pelo interessante projeto “A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante” que certamente já é um sucesso e será muito importante para nossas comunidades que forem visitadas pela equipe.
Prof. Jarmuth Andrade


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br