Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de julho de 2009

3º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - SP


SUSTENTÁVEL 2009 - EM SP DE 04 A 06 DE AGOSTO


Inovar, educar e agir na busca de soluções para superar os problemas sociais e ambientais, tendo a sustentabilidade como pilar central e norteador. Essa é a proposta do 3º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, o Sustentável 2009, que acontece entre os dias 4 e 6 de agosto, na capital paulista.

O palco dos debates e oficinas será o Teatro TUCA da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Durante os três dias do evento, representantes do poder público e do setor privado, líderes de ONG’S, profissionais da mídia e estudantes vão se reunir para discutir novos caminhos que estimulem as empresas a redesenhar as fronteiras de seus negócios com base nas ideias e práticas do desenvolvimento sustentável.

Também estarão em pauta a valorização da educação no processo de criação e a perenidade de uma cultura sustentável entre pessoas e organizações.

O Teatro Tuca fica na Rua Monte Alegre, 1.024, em Perdizes.

Educação para Sustentabilidade
Água: escassez e mau uso

23.07.2009 - Blog Sustentável 2009

A ONU alerta: mais de um bilhão de pessoas (pelo menos 18% da população mundial) não tem acesso a uma quantidade mínima de água de boa qualidade para sobreviver. E vai além: se os atuais padrões de consumo e de danos ao meio ambiente forem mantidos, o quadro pode piorar ainda mais. E nessa linha, também preocupam as doenças que podem ser disseminadas com a falta de tratamento sanitário adequado.

Estima-se que, em 2025, também de acordo com a ONU, dois terços da população poderão ter dificuldades de acesso à água potável e em 2050, poderiam ser 75% da humanidade. A principal causa da escassez é o mau uso. A cada 100 litros usados para o consumo, 60 se perdem em razão de maus hábitos ou de distribuição ineficiente. A agropecuária, por exemplo, é responsável por 69% de seu uso. Já as indústrias utilizam 21% e o consumo doméstico responde por 10%, segundo a ONU.

Graças à crescente idéia do uso sustentável dos recursos naturais, há meios para reverter esse quadro. Medidas simples, como reduzir o tempo de banho e fechar a torneira ao escovar os dentes, podem resultar em até um terço de economia na utilização doméstica.As mudanças no uso econômico, tanto agrícola quanto industrial, também podem reduzir o consumo.

Outra iniciativa importante são investimentos estruturais nas redes de distribuição, já que os vazamentos de fornecimento drenam boa parte da água tratada. Este assunto será discutido na plenária “Água na sociedade de risco e os desafios para a sustentabilidade”, no dia 06 de agosto, às 14h30.

O objetivo é debater o papel dos setores chaves da sociedade para enfrentar esse desafio, transformando a água em fonte de vida e não de ameaça à saúde e a convivência harmoniosa entre os povos. Veja o Blog


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br