Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de julho de 2009

AUSTRALIANOS DE NOVA GALES DO SUL DECIDEM PELA PROIBIÇÃO DE VENDA DE ÁGUA ENGARRAFADA, PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE



No bebedouro, por favor

Por Leticia Freire, do Mercado Ético - 15/07/2009

Australianos da cidade rural de Bundanoon, em Nova Gales do Sul, votam por maioria quase absoluta pela proibição da venda de água engarrafada por causa de seu impacto sobre o meio ambiente.

Mais de 350 moradores compareceram à prefeitura para votar em uma reunião aberta. O único “do contra” foi um representante da indústria de água engarrafada, informou a rede de tv australiana ABC. A proibição foi apoiada por proprietários de lojas na cidade, que tem cerca de 2.500 habitantes.

Essa é provavelmente a primeira comunidade do mundo a adotar tal medida. A campanha pela proibição alega que a extração, embalagem e transporte da água engarrafada usam muitos recursos. Além disso, as garrafas plásticas vazias terminam em depósitos de lixo, afirma a campanha “Bundy on Tap”, que significa “Bundy (apelido da cidade) na torneira”.

Os moradores e varejistas prometeram não perturbar os visitantes se eles ignorarem a proibição, mas vão encorajá-los a encher uma garrafa reutilizável nos bebedores da rua principal de Bundanoon.

Reflexão

Um dos líderes da campanha, John Dee, disse que a opinião mudou na cidade quando uma empresa de bebidas anunciou planos de explorar um reservatório subterrâneo em Bundanoon. “A empresa queria extrair a água localmente, levá-la para Sydney, onde seria engarrafada, e transportá-la de volta para vendê-la na cidade”, disse ele. “Isso fez com que as pessoas se dessem conta do impacto ambiental da água engarrafada e levantou a discussão na cidade”, completou.

O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Nathan Rees, também apoiou a causa, ordenando que todos os departamentos do governo parem de comprar água engarrafada e passem a usar água da torneira.

Crédito da imagem: Fabiano Vidal

(Envolverde/Mercado Ético)

Últimos Comentários
Dal Marcondes (dal@envolverde.com.br)
Uma jornalista da GloboNews, ao dar esta notícia, disse que infelizmente aqui no Brasil não dá para fazer isso. É um desserviço à sociedade, uma vez que em grande parte do Brasil a água servida pelas empresas de água e saneamento é de excelente qualidade. Em minha casa sempre usamos um simples filtro de barro antes de beber a "água da rua".

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br