Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de julho de 2009

CNPq E UFRONDÔNIA MONITORAM POÇOS DE JI-PARANÁ (RO)


Município de Ji-Paraná ( Wikipédia)


Água subterrânea em Ji-Paraná , RO
Margarida Marchetto
EcoDebate
O Município de Ji-Paraná está localizado na Amazônia Ocidental, porção centro-leste do Estado de Rondônia, na microrregião de Ji-Paraná e na mesorregião do Leste Rondoniense. Com latitude 10º53’07” sul e longitude 61º57′06″ oeste, e altitude de 170 metros. Possui área de 6.897 km² representando 2,9% do Estado.

Segundo estimativas da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, 40% das residências no município de Ji-Paraná – RO são atendidas por água de poços.

O Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia está monitorando a qualidade da água de alguns poços localizados na área urbana do município de Ji-Paraná, por meio de um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 2007, coordenado pela professora Margarida Marchetto com a colaboração dos alunos bolsistas Marcos Leandro Alves Nunes e Alyne Foschiani Helbel, do curso de engenharia ambiental, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC.

A qualidade da água está sendo avaliada por meio de análises microbiológicas e caracterização físico-química, nos laboratórios do Departamento de Engenharia Ambiental- UNIR. Foram determinadas as concentrações de bactérias heterotróficas e coliformes fecais e totais, pH, condutividade, turbidez, nitrato e nitrito e alguns metais.

Os resultados obtidos nos primeiros meses do monitoramento, período correspondente a estação chuvosa, evidenciaram a contaminação por material fecal em 100% das amostras analisadas. Vale salientar que a região norte possui duas estações bem definidas, seca e chuvosa. No período seco a qualidade da água apresenta-se consideravelmente melhor.

A água é considerada um dos maiores veículos de transmissão de patologias. A presença de coliformes termotolerantes, acima dos padrões de potabilidade estabelecido pela Resolução CONAMA 396/2008, apresenta risco à saúde publica.

O sistema de saneamento in situ, denominado popularmente de fossas, constituem uma das principais fontes poluidoras das águas subterrâneas na cidade, e devido a falta de saneamento são largamente utilizadas pela população, constituindo-se a hipótese mais provável da contaminação do lençol subterrâneo por fezes. O número mais provável – NMP de bactérias heterotróficas encontradas nas análises apresentam-se acima do recomendável pela legislação vigente em aproximadamente 20% das amostras. A concentração de nitrato e nitrito encontrada nas amostras também tem sido elevada. Em aproximadamente 45% dos poços analisados a água se encontra fora dos padrões recomendados pela organização mundial de saúde e pela portaria do ministério da saúde.

Devido à falta de saneamento no estado de Rondônia, grande parcela da população utiliza fossas sépticas para disposição dos efluentes. Na maioria das cidades, no estado, o sistema de distribuição pública de água não contempla toda a população.

Os estudos realizados permitem constatar que muitos poços na cidade de Ji-Paraná possuem água com características impróprias para o consumo humano, devido elevadas concentrações de nitrato e coliformes.

Margarida Marchetto
Departamento de engenharia ambiental -UNIR/RO

EcoDebate, 23/07/2009


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br