Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de julho de 2009

ENCONTRO "VIGILANTES DA ÁGUA GLOBAL" ACONTECEU EM FORTALEZA (CE)


Encontro propõe ampliação de projeto de monitoramento comunitário da água no Ceará

Teresa Ferreira Barroso, da Embrapa
28/07/2009

Apresentar o modelo de ampliação do projeto de monitoramento participativo de qualidade da água para o estado do Ceará. Esse é o objetivo do Encontro Vigilantes da Água, que acontece nesta quarta-feira (29), das 8h30 às 11h30, na sede da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Programa Vigilantes da Água Global (GWW - Global Water Watch, em inglês) surgiu no Alabama/EUA, na Universidade de Auburn, e espalhou-se por diversos países como Filipinas, Equador e Indonésia. No Brasil, o Programa teve sua experiência pioneira no Vale do Jequitinhonha, região semi-árida de Minas Gerais, coordenado pelo Fundo Cristão para Crianças.

Em 2005, a Embrapa Agroindústria Tropical iniciou um projeto de gestão de fontes hídricas em microbacias hidrográficas, voltado para a melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais no Estado do Ceará. A

tualmente, o trabalho está sendo desenvolvido no Assentamento Santa Bárbara (Jaguaretama), na Comunidade de Neblina (Morada Nova) e nas Comunidades de Muquém e Jardim (Ibicuitinga). Uma parceria com o Projeto Mata Branca vai permitir a ampliação para outros municípios. “ A ideia é ter pelo menos um projeto piloto em cada uma das 11 bacias hidrográficas do Ceará”, adianta o analista da Embrapa Agroindústria Tropical, Ênio Girão.

A base do trabalho é a formação e a capacitação de grupos comunitários de voluntários para o monitoramento participativo da qualidade da água. São empregados princípios elementares de educação ambiental, como também técnicas simples e didáticas de análise da qualidade da água, que permitem a obtenção de informações sobre possíveis problemas de poluição e degradação das fontes de água que abastecem as comunidades.

“Os voluntários recebem kits de monitoramento certificados pelo GWW, que avaliam a presença de coliformes totais e fecais na água. São eles os responsáveis por fazer a coleta de amostras de água em açudes e cisternas e medir o nível de contaminação. Além disso, a comunidade se mobiliza para achar as soluções para minimizar os impactos”, explica.

Na comunidade cearense de Muquém, por exemplo, os voluntários estão fazendo um trabalho de conscientização, retirando o lixo do entorno do açude e não permitindo que animais frequentem o local. Além disso, são feitas campanhas periódicas, alertando para as consequências danosas à saúde e ao meio ambiente. “Com o monitoramento participativo do nosso reservatório, está sendo possível preservar o espaço como fator de melhoria da condição de vida na nossa região”, avalia o morador de Muquém e voluntário do projeto Vigilantes da Água, Moésio Lopes. (Envolverde/Embrapa)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br