Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de agosto de 2009

APREENDIDAS 16 BALSAS DE GARIMPO ILEGAL NO RIO TELES PIRES (MT)


Operação acaba em 16 balsas apreendidas no Teles Pires

Dezesseis balsas para extração de ouro foram apreendidas nesta semana operando sem licenciamento ambiental num dos mais importantes rios de Mato Grosso, o Teles Pires. Em dois dias, Ministério Público Estadual e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também apreenderam motores e apetrechos utilizados na extração ilícita de ouro, como o mercúrio, em operação conjunta por meio da Promotoria de Justiça de Alta Floresta (803 quilômetros de Cuiabá).

Antes da operação, aproximadamente 400 pequenos produtores rurais do município de Carlinda apresentaram um abaixo-assinado à Promotoria de Justiça denunciando a extração ilegal e ambientalmente degradante do ouro no Teles Pires, feita com mercúrio e balsas de mergulho.

“A extração ilegal resulta na formação de bancos de areia no meio do rio, poluição causada pelo mercúrio e vazamentos de óleo das balsas”, cita o promotor de justiça Marcelo Caetano Vacchiano, sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pela exploração irregular.

Especificamente em relação ao mercúrio, o chefe do Escritório do Ibama em Alta Floresta, Luiz Roberto Louzada, comenta que os peixes contaminados por ele podem provocar problemas de saúde quando ingeridos pelo homem. Outras ações ainda poderão ser realizadas no Teles Pires, segundo o MPE.
(Fonte: Diário de Cuiabá / MT)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br