Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2009

HIDRELÉTRICAS NO RIO MADEIRA E O MEIO AMBIENTE




Atualizado em 18/08/09 - 19h30

Hidrelétricas no Rio Madeira podem afetar o meio ambiente

O Brasil está construindo na Amazônia usinas hidrelétricas que técnicos e economistas aplaudem e alguns ambientalistas lamentam. Vale a pena o risco e o investimento?

Tonico Ferreira
Porto Velho
Fernando Ferro

A resposta com os repórteres do Jornal da Globo que foram ao canteiro de obras das usinas do Rio Madeira.

O Madeira é um Rio largo, cheio de peixes e com grande população ribeirinha, que vive em função de suas águas.

É o principal afluente do Rio Amazonas. Nasce na Cordilheira dos Andes, na Bolívia, com o nome Mamoré e corre por quase 1.500 quilômetros no meio da selva até desaguar no Amazonas.

É no madeira, na altura de Porto Velho, capital de Rondônia, que o Brasil está construindo duas hidrelétricas gigantes: 'Jirau' e rio abaixo, bem perto, 'Santo Antônio'.

A dimensão da obra impressiona. 1.500 pessoas trabalham dia e noite só em uma área. É a primeira das três etapas da barragem, e a menor deles. Todo esse trabalho para construir apenas um quinto do que será a barragem completa.

Quando ficarem prontas as duas barragens juntas terão uma capacidade de produzir energia que no Brasil só é superada pelas usinas de Itaipu e Tucuruí.

Sozinhas poderão suprir o consumo de 20 milhões de brasileiros. A previsão é de que custem R$ 22 bilhões, o equivalente a tudo o que o governo federal gastou em infraestrutura no ano passado.

No auge da construção, daqui a dois anos, os empregos diretos vão chegar a 20 mil pessoas. As obras já atraem trabalhadores de todos os estados. O mecânico José Augusto da Silva veio do Maranhão. "Procurar um futuro melhor para as nossas famílias. Para nós é oportunidade por um bom tempo. A gente está pretendendo ficar por aqui alguns anos."

"Eu vim de Abaetetuba, lá do Pará. São quatro dias e quatro noites de ônibus para chegar aqui viajando de ônibus", conta o mecânico Dário da Silva Dias.

Vanderlei Flausino chegou do Mato Grosso. "Vim para cá, graças a Deus minha família já está ao meu lado aqui. Estou aí para deixar um rastro também nessa barragem, que ela vai ser uma das maiores do mundo", diz o mecânico.

Mas construir duas mega usinas na Amazônia não assusta? O que vai acontecer com a floresta quando os reservatórios de água forem formados? Não muito longe do madeira, um exemplo negativo: a usina de Balbina, ao norte de Manaus, considerada uma tragédia ecológica.

Primeiro erro: a mata não foi cortada. As árvores ficaram embaixo d´água. O lago, um cemitério de troncos, é agora um grande produtor de gás carbônico e gás metano, por causa da decomposição orgânica. Balbina emite dez vezes mais gases de efeito estufa do que uma termoelétrica à carvão de mesma capacidade.

Isso pode se repetir no Madeira? "Nos nossos reservatórios não vão ficar um galho de árvore nem para lenha. Justamente para evitar a emissão desses gases que podem ocorrer problemas na camada de ozônio", afirma o Diretor da Usina Jirau, José Lúcio Gomes.

Erro número dois em Balbina: ela foi construída em uma planície. O lago é enorme e a geração de energia, mínima. Os reservatórios das usinas do Madeira serão pequenos por causa do uso de turbinas tipo bulbo, que geram energia usando mais a velocidade da água do que a queda da água.

As duas usinas do Madeira terão uma potência 26 vezes maior do que a de Balbina, mas o reservatório será bem menor. Terá apenas um quarto da área do de Balbina. Mesmo com esses cuidados, as usinas vão destruir parte da floresta, inundar cachoeiras, deslocar famílias.

É o preço a pagar na Amazônia, avalia Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás no primeiro governo Lula e um dos maiores especialistas do Brasil em energia. "Eu sou a favor de fazer as hidrelétricas mediante uma analise de cada caso, em que todos os benefícios e problemas sejam levados em conta. Então não é que se proíba, nem que se admita todas elas, mas sim que se decida caso a caso."

O físico acha que as usinas do Madeira são boa solução, ao contrário de Balbina. A decisão de construir Balbina foi tomada durante o regime militar. À época, o alerta de cientistas de que seria um desastre ambiental não foi levada em conta. Agora todos lamentam o resultado. A lição é que qualquer grande obra, principalmente na Amazônia tem que ser precedida de amplo debate. Não dá para ter pressa e cometer um erro sem volta.

Veja o Vídeo do Jornal da Globo 17/08/2009


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br