Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de agosto de 2009

OBRAS DO GASODUTO DA PETROBRAS (BA) PREJUDICAM NASCENTES DOS RIOS INHUMAS E CABOCLO


Nascentes são prejudicadas por obras de gasoduto da Petrobras

No Sul da Bahia, as nascentes dos Rio Inhumas e Caboclo que brotam na Propriedade Boi Quebrado no distrito de Teixeira do Progresso do município de Mascote foram danificadas pela empreiteira Bueno, que está realizando uma obra da Petrobrás para canalização do gás natural. Em evidente desrespeito ao manancial, a empresa derrubou arvores e realizou escavações em cima dos olhos d’agua que formam os dois rios.

Aos pés desta árvore derrubada pela empreiteira Bueno nascia um olho d' água que forma o Rio Inhumas

A área afetada pelas obras pertencem à mata de proteção das nascentes da fazenda Boi Quebrado. Os rios Caboclos e Inhumas que nascem alí são responsáveis pelo abastecimento de mais de 1.200 familias do distrito Teixeira do Progresso, além de outras do distrito de São João do Paraiso e de várias propriedades rurais. “Os moradores e sua criação de animais estão ameaçadas de ficarem sem água quando o verão chegar, pois com esta obra o fluxo de água já baixou dois palmos neste tempo chuvoso”, alerta Valderly Cazais dos Anjos, agente da equipe Sul/Sudoeste da Comissão Pastoral da Terra Bahia (CPT Bahia).

Com o acompanhamento da CPT, entidades municipais e regionais, a Paróquia de São João Batista, movimentos sociais e ONG’s assinaram um manifesto em forma de panfleto que está sendo espalhado pela região para divulgação e denúncia do ocorrido. A intenção é alertar aos outros lugares onde a tubulação da Petrobras irá passar. “Será que não estragaram outras nascentes? E quantas árvores não foram tombadas?”, pergunta-se Valderly.

* Informe da Comissão Pastoral da Terra – Regional Bahia, publicado pelo EcoDebate, 29/08/2009



ATENÇÃO PETROBRAS, IBAMA E INGÁ - BAHIA....

FIQUEM DE OLHO NAS OBRAS DA EMPREITEIRA BUENO, NA CONSTRUÇÃO DO GASODUTO DA PETROBRAS !


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. ja q é uma obra importante pr o governo porque ñ mudar este percuso e entrando c uma ação judicial contra a bueno

    ResponderExcluir
  2. Prezados Senhores eprezadas Senhoras

    fiquei bastante contente em saber que nossa luta aqui no sul da Bahia, em meio a maior reserva da biodiversidade da Mata Atlântca, que ainda nos resta, está sendo divulgada pelo Brasil afora e até no exterior. Além destas nascentes algunslugares encharcados e muitas arvores fora dizimadas.
    No povoado vizinho as nascenetes do Rio Inhuma e Caboclo oi realzado um seminário sobre a quetão das águas na região, muitas nascentes que fazem parte da Bacia do Rio Pardo (que nasce em Minas Gerai), alem daquelas estão secando com a chegada do monocultivo do eucalipto. As várias PCH's que estarão sendo construida neste mesmo rio está deixando milhares de famílias,que vivem da pesca,já com prblemas mentais, preocupadas com o futuro.
    O povo já marcou para o dia 21 de fevereiro de 2010 uma caminhadaem defesa da água em defesa do Rio Pardo naquela região. contato com a Comissão de Meio Ambiente Regionale e a cptsulsudoeste@cptba.org.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br