Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de agosto de 2009

PREFEITURA DE SP PODE INAUGURAR PARQUE ORLANDO VILLAS-BOAS EM ÁREAS CONTAMINADAS

Parque Orlando Villas-Boas - Vila Leopoldina - SP
Villas-Boas pode abrir com áreas ainda contaminadas

Felipe Grandin - O Estado

Nas águas subterrâneas, além dos metais, há contaminação por organoclorados, como o tetracloroeteno, que estão ligados à síndrome da fadiga crônica.

A Prefeitura deve inaugurar o Parque Orlando Villas-Boas, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, sem descontaminar totalmente o terreno, onde funcionava uma usina de compostagem de lixo.

Segundo a Cetesb, o acesso a algumas áreas onde há poluentes acima do permitido será restrito e não serão plantadas árvores frutíferas nem perfurados poços artesianos para aproveitar a água, já que o lençol freático também está contaminado.

Reportagem do Estado de abril do ano passado, revelava a contaminação do local. E que a inauguração estava prevista para dezembro do ano passado. Até agora, não há data para o início do funcionamento.

Dentro do parque, que tem 55 mil metros quadrados, foram encontradas substâncias tóxicas em níveis superiores ao permitido, como cobre, chumbo e zinco. Nas águas subterrâneas, além dos metais, há contaminação por organoclorados, como o tetracloroeteno, que estão ligados à síndrome da fadiga crônica. Quando inalado em quantidade, o cloroeteno provoca perda de consciência.

O engenheiro Vicente de Aquino Neto, do setor de Áreas Contaminadas da Cetesb, apresentou ontem relatório sobre a contaminação do parque e o plano de gerenciamento do terreno em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Danos Ambientais da Câmara Municipal. "São medidas preventivas", disse o técnico, que afirmou que ainda não dá para saber com certeza qual o nível de contaminação do local. "Podemos avançar na investigação e, de repente, eliminar todas essas restrições."

ORIGEM DOS POLUENTES

Segundo ele, não é necessário descontaminar o interior do parque, mas apenas a área vizinha, onde funcionava uma fábrica de freios de trem, a Sab Wabco. Está nesse terreno, e não na usina de compostagem, a origem dos poluentes. A área, de cerca de 30 mil metros quadrados, pertence à construtora Cyrela, que tem planos de construir um condomínio residencial. A reportagem não conseguiu falar com nenhum responsável pela empresa.

Vereadores da CPI não concordaram com o parecer do técnico. "Não tem meia contaminação. Ou o solo está contaminado ou não está", disse o vereador Paulo Frange (PTB), presidente da comissão. "Tem de remover os elementos tóxicos antes de abrir o parque. Não dá para ter pressa e colocar em risco os frequentadores. É melhor agir mais lentamente e garantir a segurança." Fonte Jornal O ESTADO SP


Parque Orlando Villas Boas

Área (m²)
55.000

Endereço
Avenida Emb. Macedo Soares; Estrada de Vila Jaguará

Bairro
Chácara do Castelo/ Bela Aliança

Subprefeitura
Lapa

Bacia Hidrográfica
Tietê

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br