Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de agosto de 2009

SEMINÁRIO PROTEÇÃO E REVITALIZAÇÃO DOS RIOS URBANOS


INGÁ debate proteção e revitalização de rios urbanos

Seminário nesta terça-feira traz especialistas da Bahia e de quatro estados do país

Na zona rural e também nos grandes centros urbanos, os rios são essenciais para a sobrevivência das comunidades. Mas mesmo sendo úteis no fornecimento da água para consumo humano e animal e diversas outras atividades, como abastecimento, indústria e irrigação, as águas doces dos rios vêm enfrentando as principais conseqüências da poluição ambiental, principalmente pelo lançamento de lixo e esgoto sem tratamento nos rios.

E para discutir a situação das águas no espaço urbano, as perspectivas de proteção e as experiências de revitalização de rios que cortam as cidades em todo o país, o Governo da Bahia, através do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente, promove o Seminário “Proteção e Revitalização dos Rios Urbanos”, no dia 25 de agosto (terça-feira), no Auditório Paulo Jackson, na sede do órgão do INGÁ, das 9h às 17h.

A proposta do encontro é debater idéias e divulgar os projetos de recuperação de rios contaminados por esgotos industriais e domésticos que cortam os grandes centros urbanos. No evento, serão apresentadas as experiências positivas de despoluição dos rios nos Estados de Minas Gerais e Curitiba e estudos que podem ser implementados em Salvador.

As ações desenvolvidas em Belo Horizonte serão apresentadas pelo engenheiro civil e representante da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas de BH, Ricardo Aroeira, com o tema: “Reabilitação Ambiental das Águas Urbanas de Belo Horizonte”. Também da capital mineira, o público terá a presença de Myriam Mousinho, economista e assessora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Minas Gerais, que irá abordar O “Meta 2010 - Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – MG”.

De acordo com Mousinho, a recuperação do Rio das Velhas, a principal sub Bacia do rio São Francisco, vem sendo realizada há dois anos, beneficiando 4,5 milhões da população do Estado de Minas, atingindo 51 municípios. “O projeto ajuda a implementar redes de tratamento de esgoto, identificar fontes poluentes, entre outros. E complementa: o grande presente dessa iniciativa ambiental é a volta do peixe para a população”, diz.

De Salvador, o doutor em engenharia ambiental da UFBA, Lafayette Dantas de Luz, irá proferir a palestra: “Bacias Hidrográficas Urbanas - Premissas para recuperação de rios”. Segundo Dantas, será mostrado um resgate com ênfase nas fases históricas do trato da drenagem das águas nas cidades, até o estágio atual dos nossos rios. “Irei ressaltar as premissas que apontam para uma nova relação da cidade com seus rios (reconhecendo os seus valores e funções ambientais) e com isso destacar alguns esforços que têm sido feitos internacionalmente para repensar cidades, tornando-as mais harmônicas com o meio ambiente”, pontua.

Os outros estudos serão apresentados pelo doutor em Saúde Ambiental, pós-doutor em Gestão de Saneamento Básico e professor titular da Escola Politécnica (UFBA), Roberto Moraes, com o Projeto de Pesquisa Qualidade Ambiental das Águas e da Vida Urbana em Salvador.

A promotora de justiça ambiental Cristina Seixas (MPE) fará apresentação sobre os Instrumentos da Política de Recursos Hídricos; Julio Thadeu Silva, Diretor do Departamento de Revitalização de Bacias – Ministério do Meio Ambiente, apresentará o tema “Experiências exitosas de despoluição dos rios”; e também Claudia Regina Boscardin, bióloga e representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, falará sobre o Planejamento Estratégico para a Revitalização da Bacia do Rio Barigui, em Curitiba. “A Revitalização da Bacia do Rio Barigui se viabilizará através de ações de educação ambiental, fiscalização, e outras ações legais e institucionais, além da realização de obras de infra-estrutura, como a realização de obras de contenção de erosão, recuperação e revegetação de margens”.

O Seminário irá contar com a participação e apoio de representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPE e MPF), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Irará, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Programação
Após a abertura, serão apresentadas as palestras de Revitalização dos rios urbanos com:
09h30 - Lafayette Dantas de Luz - Bacias Hidrográficas Urbanas - Premissas para recuperação de rios.
10h - Roberto Moraes - Projeto de Pesquisa Qualidade Ambiental das Águas e da Vida Urbana em Salvador
10h30 – Myriam Mousinho – Meta 2010 - Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – MG.
11h30 – Julio Thadeu Silva (MMA)- Experiências exitosas de despoluição dos rios.
12h – Claudia Regina Boscardin - Planejamento estratégico para a revitalização da bacia do rio Barigui (Curitiba-PR).
14h - Ricardo Aroeira - Programa Drenurbs: Reabilitação Ambiental das Águas Urbanas de Belo Horizonte.
14h30 - Cristina Seixas (MPE) – Instrumentos da Política de Recursos Hídricos

Às 15h30, acontece a mesa-redonda Caminhos possíveis para proteção dos rios, com participação do diretor geral do INGÁ, Julio Rocha,; Julio Mota, Superintendente de Meio Ambiente e Projetos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, e Crispin Carvalho da Hora, diretor de Políticas Sociais e Institucional do Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto do Estado - Sindae.
O seminário “Proteção e Revitalização dos Rios Urbanos” é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário se inscrever através do telefone (71) 3116-3009 ou do email cerimonial@inga.ba.gov.br.

21/08/09
Ascom INGÁ
Mais informações: Letícia Belém/Yordan Bosco/ Brenda Medeiros
(71)3116-3286/ 3042 /3215 /9966-7345

LEIA MAIS:

Despoluição de rios é qualidade de vida para todos

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br