Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2009

19 DE SETEMBRO "DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS"


Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Portal do Meio Ambiente

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um programa internacional de educação ambiental, que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta. Em 2009, Niterói completa 12 anos de realização do evento. A Prefeitura coordena as atividades, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Fundação Municipal de Educação, com ações nas praias e lagoas.

O evento, que ocorre no terceiro sábado de setembro (dia 19), é coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation (CMC), com sede em Washington, nos EUA, com apoio da Coca Cola. Cerca de cem países, signatários do Tratado Internacional de Controle da Poluição Marinha fazem parte desse acordo, incluindo o Brasil. É uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar. Toneladas de detritos são despejadas no mar todos os dias, nos quatro cantos do mundo. Além de causar danos graves e a morte de milhares de animais marinhos, estes detritos sujam as praias e são um risco para a saúde das pessoas.

Os relatórios do lixo coletado seguem para a coordenação nacional, documentados por fotos e as coordenações de cada país enviam para a coordenação internacional, que adota medidas para minimizar os impactos dos resíduos sólidos no ecossistema marinho.

Hoje, a corrente dos voluntários inclui estudantes, ambientalistas, escoteiros, esportistas, mergulhadores, empresários, ONG’S, Exército, Marinha, Rotarianos, Órgãos Ambientais do Estado, Igrejas, Clubes Náuticos, Universidades, Projeto RENASCER da Unidos da Viradouro, Projeto Grael, Projeto Fernanda Keller, Portadores de Necessidades Especiais, entre outros.

Aqueles que quiserem engrossar a lista de voluntários, podem se inscrever gratuitamente. Em virtude da previsão de materiais a serem distribuídos em cada ambiente, é necessário inscrição, até o dia 10 de setembro, pelos telefones ou e-mail abaixo relacionados, informando o número de voluntários e a praia ou lagoa de preferência.


meioambiente@niteroi.rj.gov.br

Tels. 2622-7631, 2613-2283 ou 2621-7418

Em Niterói, o voluntariado poderá escolher entre os seguintes locais:

Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão, Eva, Forte Rio Branco, Forte Imbuí, Forte São Luiz, Piratininga, Camboinhas, Sossego, Itaipu, Itacoatiara, Lagoa de Piratininga, Lagoa Itaipu e Ponta D’Areia .

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói


VEJA MAIS:

- CLEAN UP DAY NA BAHÍA - Clique

- Florianópolis participa do Clean Up Day - Dia Mundial de Limpeza das Águas - Clique

- International Coastal Cleanup - September 19, 2009 - Clique

- Fundação Cleanupday - Espírito Santo - Clique

- Prêmio TATUÍ - Dia Mundial de Limpeza 2009 - Clique

- Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - SESC/RIO - Clique


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br