Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de setembro de 2009

APROVADA A COBRANÇA DE ÁGUA NA BACIA DO RIO PARDO


Setores rurais da Bacia do Pardo terão de pagar por uso de água

O Conselho de Estadual de Recursos Hídricos (CRH), da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo (SMA), aprovou esta semana o texto base do decreto que regulamentará a cobrança da água também nos setores rurais das bacias. Pela proposta, usuários domésticos e propriedades pequenas com baixo consumo serão isentos da taxa.

A ideia é que o valor arrecadado das demais propriedades seja revertido diretamente para a conta dos comitês regionais. Na área do Rio Pardo, que inclui o município de Ribeirão Preto, a cobrança rural será implantada junto com a urbana. “A questão já está em discussão no Comitê de Bacia do Pardo, inclusive com a participação dos setores envolvidos. Como poderemos cobrar a taxa rural em 2010 e vamos começar a cobrança geral depois disso, devemos aplicar em todos os segmentos ao mesmo tempo”, disse Carlos Alencastre, secretário executivo da CBH-Pardo Bacia do Pardo.

A cobrança pelo uso da água já existe nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e Paraíba do Sul. No Pardo, a previsão é de que o sistema esteja implantado entre o final de 2010 e o começo de 2011. “Faremos um cadastro com a mesma metodologia para quatro bacias: Pardo, Baixo Pardo, Sapucaí e Mogi”, afirmou Alencastre. No total, 95 municípios serão afetados pela regulação, que deve diminuir o consumo e estimular práticas de saneamento e reuso nos grandes consumidores.

No caso da cobrança rural, a redução dos gastos com água já é uma tendência e as usinas da região de Ribeirão, por exemplo, têm eliminados procedimentos como o da lavagem da cana. “Usamos água para produção de álcool e de açúcar, mas com a mecanização, não temos mais lavado a cana, que além de prejudicar o meio ambiente, diminui o açúcar da planta”, afirmou Jairo Menesis Balbo, diretor industrial das usinas São Francisco e Santo Antônio. Segundo Balbo, os setores agrícolas têm acompanhado a discussão da cobrança, que, na opinião dele, deve trazer resultados positivos para o Estado.
Fonte: Gazeta de Ribeirão Online/Blog Gente das Águas


Ducking II no Rio Pardo entre Candelaria e Passa Sete - Rota Aventuras

USO DAS ÁGUAS DO RIO PARDO PODE RENDER R$ 20 MI POR ANO AO ESTADO

EPTV

Quando começarem a ser cobradas, as taxas sobre o uso de recursos hídricos da bacia do Rio Pardo poderão render algo em torno de R$ 20 milhões ao ano, segundo estimativa de Carlos Eduardo Alencastre, diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e secretário-executivo do comitê que gerencia a bacia. O rio, que nasce em Minas Gerais, corta no Estado de São Paulo as cidades de Botucatu (230 km da capital), Ribeirão Preto (314 km de SP) e região.

A cobrança em nível estadual pelo uso da chamada água bruta – isto é, a água retirada diretamente de rios e aqüíferos – foi regulamentada em dezembro do ano passado pelo governo de São Paulo.

A cobrança, porém, não é para já. Alencastre julga que o uso da água bruta só começará a ser taxado em 2009 no caso de indústrias e companhias de saneamento básico. Fazendas que captam água para irrigação só devem começar a pagar pelo recurso em 2010. “Ainda levará algum tempo para que possamos cruzar os dados do DAEE e da Cetesb sobre o uso de água na bacia”, diz o diretor, “Só depois começaremos a cobrança”.

Alencastre explica que a taxação se faz por meio de uma equação de três partes: a quantidade de água captada, a parcela que é consumida e aquilo que é devolvido ao meio ambiente. A qualidade da água devolvida é avaliada e a taxação varia de acordo com a quantidade de poluentes encontrada. Quem poluir menos, pagará menos. Estarão livres de taxas os poços de pequenas propriedades.

O dinheiro arrecadado deve retornar integralmente ao comitê para obras de melhoria ambiental na própria bacia. De acordo com o gerente regional da Cetesb em Ribeirão Preto, Marco Antônio Artuzo, atualmente há cobrança em apenas duas bacias estaduais: dos rios Piracicaba e Paraíba do Sul. Artuzo destaca o efeito educativo da cobrança: “As taxas vão forçar o uso racional da água, mais economia, menos poluição, o que é fundamental para as próximas gerações”

Além da cobrança nos rios estaduais – os afluentes que nascem e deságuam dentro do estado –, também haverá taxação sobre a água dos rios federais. Só que aí o processo é mais complicado, pois envolve várias instâncias. No final deste mês, por exemplo, a diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA) se reunirá com gestores de bacias de Minas Gerais e São Paulo para discutir a formação de um comitê de integração do Rio Grande.

A cobrança nos rios federais, segundo Alencastre, é necessária. “Assim vamos ter uma isonomia e poderemos aplicar as mesmas taxas para todos, independentemente de onde a água é retirada", afirmou. G1 - EPTV

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br