Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de setembro de 2009

CIDADE E SOLUÇÕES: AGUA DE ESGOTO TRATADA E USADA NAS TORNEIRAS

O uso crescente da água de esgoto tratada

qui, 17/09/09 por André Trigueiro

VEJA O VÍDEO DO PROGRAMA: A cada ano que passa, a água de esgoto tratada fica mais valiosa. Em São Paulo essa água já é comercializada. Na Califórnia, uma moderna estação de tratamento fornece água potável para os moradores.

GLOBO NEWS - CIDADE E SOLUÇÕES



Da privada para a torneira

A expressão parece brincadeira de mau gosto, mas é assunto sério em uma das regiões mais ricas dos Estados Unidos. Nossa correspondente na Califórnia, Tanira Lebedeff, foi conferir o moderno sistema de tratamento que permite que a água do esgoto seja totalmente limpa e reaproveitada para o abastecimento da população, com toda a segurança.

Eu era daquelas que adoram meditar embaixo do chuveiro. Não mais. Agora minhas duchas duram menos de cinco minutos – são cronometradas por uma ampulheta que fica grudada na parede do banheiro. O brinquedinho é distribuído pelo departamento de água e esgoto do Condado de Orange, no sul da Califórnia, como instrumento de uma campanha de conservação da água.

Além do banho mais curto, estou me tornando uma expert em lavar louça com uma quantidade limitadíssima de água. Foi o que aprendi com esta reportagem para o Cidades e Soluções.

Não bastasse a crise econômica e os incêndios florestais, a Califórnia ainda enfrenta um outro grande problema: uma seca assustadora que já dura três anos. A agricultura sofre com isso, e as cidades também já sentem as consequências. A situação é tão grave que em fevereiro o Governador Arnold Schwarzenegger pediu que a população se esforce em reduzir o consumo individual de água em 20%.

Há um ano o Condado de Orange vem fazendo sua parte. Além das campanhas de conscientização, lá parte da água consumida pela população sai de um programa pioneiro e audacioso: reciclagem da água do esgoto.

É isso mesmo. Depois de livre dos dejetos, a água do esgoto é purificada e reaproveitada. O “sistema de reabastecimento do lençol freático” do Condado de Orange é o maior e mais moderno no mundo. Funciona com uma combinação de três processos de purificação: microfiltragem, osmose inversa e raios ultravioletas com peróxido de hidrogênio. O resultado é água limpa que, ao invés de ser jogada no mar, é devolvida à rede de abastecimento.

Claro que há quem perca o amigo, mas não a piada. Muita gente chama o processo de “from toilet to tap”, ou da patente para a torneira. Irresistível brincar com a idéia de que uma das áreas mais residenciais mais caras dos Estados Unidos esteja consumindo água que um dia andou… bom, você já sabe onde.

Mas também é impossível não se contagiar pelo entusiasmo de gente como Michael Markus, o administrador da planta de reciclagem de água. Quando garoto ele queria ser piloto de avião. A vista fraca não deixou, e ele decidiu ser engenheiro. Vendo o impacto do sistema que ele ajudou a planejar, construir e implementar, não há dúvida de que é um homem realizado. Mike nos levou para conhecer o sistema com o maior orgulho, e faz o mesmo com gente que vem do mundo inteiro aprender como conservar um bem tão precioso. Pra encerrar a visita, é claro, um brinde. De água reciclada.

Fonte: Site Cidade e Soluções - Globo.com

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br