Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de setembro de 2009

ROMARIA DAS ÁGUAS NA BACIA DO RIO DOS SINOS (RS)

MAIS UMA IDÉIA MUITO INTERESSANTE E BOA PARA REALIZAR EM SUA BACIA HIDROGRÁFICA
Religiões celebrarão
as águas na Unisinos
"Pelo rito da Romaria das Águas, as comunidades que integram as nove bacias que formam a Região Hidrográfica do Jacuí (Taquari-Antas, Alto Jacuí, Baixo Jacuí, Pardo, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba) fazem coletas em vários pontos de seus rios, da água mais limpa à mais poluída. Essas águas são abençoadas em cada coleta e, ao fim de cada etapa regional, são misturadas."

As águas de vários trechos dos 190 quilômetros de extensão do Rio dos Sinos e também amostras de seus afluentes serão misturadas em uma cerimônia ecumênica, na próxima sexta-feira, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O ato vai marcar o fechamento das etapas locais da Romaria das Águas na Bacia do Rio dos Sinos. Representantes dos municípios da região e comunidade em geral são esperados para a solenidade, marcada para as 14h30, no saguão da Biblioteca da Unisinos.

A Romaria das Águas no Estado está em sua 16ª edição e a Bacia do Sinos participa da programação desde 2001. A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o valor sagrado da água como fonte de vida. Daí o caráter religioso (e abrangendo diferentes crenças) da programação. Na Bacia do Sinos, este ano o tema é Religiões em Dialogo, Celebrando as Águas.
A movimentação da sexta-feira, em São Leopoldo, terá participação especial da Orquestra da Unisinos. “Para nós é uma satisfação muito grande podermos participar de um evento em parceria com o COMITESINOS e contribuir, através da música, para que as pessoas tenham cada vez mais consciência da importância da água e da preservação do meio ambiente”, registra Evandro Matté, regente da Orquestra.

Na região, a Romaria das Águas está sendo coordenada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia do Sinos (Comitesinos) e pelo Programa Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo (GDIREC), da Unisinos. O Coordenador do Programa, Irmão Jesuíta Inácio Spohr, diz que “foi uma grata surpresa receber o convite de participar da organização da Romaria das Águas deste ano”, segundo ele “é uma oportunidade muito grande de os líderes religiosos fazerem parte de projetos como este, necessários para a preservação do meio ambiente na nossa região”.

Até a próxima quarta-feira (30 de setembro), ainda ocorrem programações em Igrejinha, Novo Hamburgo, Sapiranga e Canoas (veja tabela abaixo). A Romaria já passou por Campo Bom, Caraá, Estância Velha, Esteio, Parobé, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas.

BÊNÇÃOS EM CADA BACIA

A Romaria das Águas nasceu por iniciativa do irmão marista Antônio Cechin, nas comunidades da Ilha da Pintada, em Porto Alegre. A idéia veio depois que catadores de uma cooperativa de reciclagem encontraram uma imagem de Nossa Senhora no meio do lixo. “Como no século 19 a imagem de Aparecida foi encontrada por pescadores em São Paulo, a nossa foi achada em uma comunidade de pesca junto ao Guaíba”, recorda Cechin.

Daí veio a idéia da cerimônia, nascida em 1994 e que tem como finalidade provocar uma reflexão sobre o sentido sagrado das águas.
Pelo rito da Romaria das Águas, as comunidades que integram as nove bacias que formam a Região Hidrográfica do Jacuí (Taquari-Antas, Alto Jacuí, Baixo Jacuí, Pardo, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba) fazem coletas em vários pontos de seus rios, da água mais limpa à mais poluída. Essas águas são abençoadas em cada coleta e, ao fim de cada etapa regional, são misturadas.

A Romaria das Águas culmina no dia 12 de outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida), em Porto Alegre, sempre em uma cerimônia macroecumênica. Depois de várias apresentações artísticas e da fala de ambientalistas, autoridades e orações de várias religiões, as águas de cada bacia hidrográfica são misturadas em um recipiente que depois é despejado no Guaíba.

Agendas locais da Romaria das Águas 2009:

Religiões em Diálogo, Celebrando as Águas:

26/09/09
Novo Hamburgo - EMEF Caldas Junior - Celebração religiosa - Profa. Jandira Genehr - (51) 9266.6484

26/09/09 - 8h30
Sapiranga Parque do Imigrante
Mistura e benção ecumênica das águas com apresentações artísticas Profa. Andrea Oberherr – (51) 3529.5073

28/09/09
Novo Hamburgo - EMEF Padre Réus - Celebração religiosa - Profa. Jandira Genehr - (51) 9266.6484

28/09/09 - 14h
Canoas - Sala A da Secretaria Municipal de Educação, no Conjunto Comercial Canoas - Benção ecumênica e apresentações culturais - Profa. Maria Helena Canto - (51) 9861.5996

29/09/09
Novo Hamburgo - EMEF Arnaldo Renhardt - Celebração religiosa - Profa. Jandira Genehr - (51) 9266.6484

30/09/09
Novo Hamburgo - EMEF Francisco Xavier Kunst - Celebração religiosa - Profa. Jandira Genehr - (51) 9266.6484

COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: http://www.comitesinos.com.br/


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br