Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de setembro de 2009

VII DIÁLOGOS INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ACONTECEU EM AVARÉ (SP)


VII Diálogos Interbacias recebeu o presidente do CBH-RB

(10/09/2009 - PVSP)


Pela primeira vez o Vale do Ribeira participa de um evento de grande importância com o tema em questão no Estado de São Paulo?. Essas foram as primeiras palavras ditas pelo Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape (CBH-RB) e Prefeito da Estância Turística de Eldorado, Donizete Antonio de Oliveira.

O evento citado acima foi o VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, que aconteceu entre 1º e 4 de setembro, em Avaré, e tem como objetivo central dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas, realizadas por órgãos públicos e entidades da sociedade civil, articulados com os princípios, objetivos e diretrizes da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos, no âmbito da área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, visando construir uma nova cultura ambiental e de cuidado com as águas.

O tema para esse ano foi Águas Compartilhadas Oportunidades Compartilhadas, que criou espaço de discussão e diálogo entre membros dos 17 comitês de bacias, da sociedade civil, de Organizações Não Governamentais (ONGs), técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e CETESB, e também representantes das Prefeituras.

Educadores, como membros das Diretorias de Ensino de todo o Estado de São Paulo, participaram do evento. "Podemos dizer hoje, que a educação está integrada e atuante quando o tema é sobre o meio ambiente, principalmente quando falamos de educação ambiental", relata o Diretor de Meio Ambiente de Eldorado, Edson Ney Barbosa (PV), que fez companhia para o Prefeito de Eldorado.
A programação para os quatro dias foi repleta de cursos, oficinas e conferências para mais de 800 pessoas. "Todos estão comprometidos com a questão do meio ambiente", diz o Presidente.
A comissão que representou o Vale do Ribeira contou com técnicos do DAEE e professores das Diretorias de Ensino de Registro e Miracatu.

Eldorado esteve presente nos quatro dias do Diálogo com Barbosa, que adquiriu no evento uma vasta experiência. "Agora vamos transferir as informações conquistadas em Avaré para os demais municípios do Vale e colocá-las em prática em Eldorado", finaliza o diretor.
SAIBA MAIS
UMA ÓTIMA IDÉIA PARA SER UTILIZADA EM TODAS AS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PAÍS

Objetivos do Diálogo

OBJETIVOS PERMANENTES DO VI DIÁLOGO

- Discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.

- Promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente.

- Incentivar a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.

- Identificar e premiar, entre os participantes do Diálogo, as melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos.

- Articular a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando a sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas.

- Disponibilizar informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e promover a integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.


Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br