Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de outubro de 2009

COMITESINOS (RS) INICIA ACOMPANHAMENTO A PROJETOS AMBIENTAIS, DIA 28/10


Comitesinos faz esforço por
projetos de educação ambiental na região


Na próxima quarta-feira, dia 28, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), no âmbito do Programa Permanente de Educação Ambiental da Bacia Sinos (PPEA), patrocinado pela Refinaria Alberto Pasqualini S/A (Refap) e apoiado pela UNISINOS, inicia o acompanhamento técnico e assessoramento de projetos que aliam Educação Ambiental a práticas de preservação na região.

O foco


Está em iniciativas propostas durante o Curso de Educação Ambiental: Conceitos e Legislação, ocorrido no ano passado. Segundo a coordenadora do PPEA, Viviane Nabinger, a idéia é buscar os projetos que tiveram um esforço para sair do papel.

“Desde o início, a proposta do curso foi de que as aulas não ficassem apenas na teoria. Por isso, os exercícios durante o aprendizado foram feitos com a elaboração de projetos reais, e que fossem possíveis de ser implementados”, recorda Viviane. Para isso, a quarta-feira será de encontro com os alunos do curso ministrado ano passado e que queiram essa ajuda.

A reunião vai ocorrer das 8h30min às 11h30min, na Sala 2A121 – Centro de Ciências da Saúde da Unisinos, em São Leopoldo (Avenida Unisinos 950, bairro Cristo Rei).

CURSO


O curso ministrado ano passado foi patrocinado pela Refap e orientou professores, jornalista, membros de ONGs ambientais, representantes de empresas de saneamento e de outras entidades como elaborar projetos para o financiamento de iniciativas voltadas para a educação ambiental na região.

A turma, com gente de vários municípios da Bacia do Sinos, também recebeu na ocasião dicas de onde estão os recursos e as regras para se candidatar às verbas. “A meta sempre foi, já durante o aprendizado, que cada aluno fizesse seus exercícios de aula com alguma iniciativa que se pretendesse tornar real”, ressalta Viviane.

Agora, o processo que começa na quarta-feira terá duas frentes. Uma será a de
definição de estratégias para acompanhamento dos projetos em execução. A outra linha
de ação será a de fazer deslanchar projetos que ainda estão apenas no papel. Isso vai
requerer antes uma avaliação da coordenação do PPEA sobre as possibilidades das
idéias serem concretizadas.

ADESÃO VOLUNTÁRIA

Em todos os casos, a adesão ao acompanhamento do Comitesinos é voluntária e pode abranger outras iniciativas não apresentadas durante o curso do ano passado, mas que tenham relação com a temática proposta na época. As inscrições para o encontro de quarta-feira devem ser feitas até segunda-feira (dia 26), pelo endereço eletrônico cmtsinos@unisinos.br. Para a reunião, os interessados deverão levar consigo uma versão impressa de seu projeto ou, no caso das novas adesões, proposta de projeto em linhas gerais, minimamente.

Entre as propostas elaboradas pelos alunos na época do curso, estão projetos de controle sobre fontes de poluição hídrica com o recolhimento de azeite usado, propostas de recomposição de mata ciliar em arroios e outras iniciativas. A intenção é de que os projetos sejam implantados nas cidades de seus proponentes, o que abrange Campo Bom, Canoas, Caraá, Esteio, Gramado, São Leopoldo, Igrejinha, Novo Hamburgo, São Francisco de Paula, Parobé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas.

Outras informações:
Castor Becker Júnior - Asses de imprensa - (51) 9826-3226
Débora Cristina da Silva – Sec. Administrativa – (51) 8121.9633 / 3590.8508


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br