Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2009

ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS - XI ENCOB INSCRIÇÕES ABERTAS


Inscrições para XI Encob estão abertas

Minas recebe pela segunda vez o XI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que neste ano abre espaço para discussões sobre os compromissos e responsabilidades de todos

Pela segunda vez, Minas Gerais recebe o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que será realizado entre os dias 9 e 13 de novembro, no Center Convention de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. É a décima primeira edição do encontro, que é realizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Neste ano, o tema central será “Compartilhando as águas: Compromissos e responsabilidades”, que será abordado em cursos, oficinas e conferências abertas ao público, mediante a inscrição prévia, que pode ser feita diretamente no portal do Encob.

Os encontros contribuem para o desenvolvimento dos trabalhos do FNCBH, que têm ganhado importância e alcançado seus objetivos de articular os Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional de forma descentralizada, integrada e participativa. Por meio deles, ainda, promove-se a avaliação e a discussão da Política Nacional de Recursos Hídricos, identificando os desafios e abrindo espaço para poder público e sociedade civil desenvolverem a gestão participativa e integrada das águas.

A estimativa para esse ano é de um público de cerca de duas mil pessoas, entre membros dos Comitês Estaduais, representantes dos segmentos municipal, estadual e federal do poder público, participantes de ONGs, centros de pesquisas, universidades, consórcio e associações intermunicipais de bacias hidrográficas. Na programação, há três conferências: “Compromissos e Responsabilidades: O Pacto Federativo pelas Águas”, “Serviços Ambientais e Proteção das Águas” e “Saneamento e as Metas do Milênio”, que acontecerão sempre a tarde.

Cada participante poderá se inscrever, ainda, para cursos que serão ministrados durante as manhãs da semana do evento, as temáticas serão: noções básicas da gestão de recursos hídricos, os planos de bacia, técnicas de elaboração de projetos, gestão costeira em interface com bacias hidrográficas, hidrogeologia e gestão de águas subterrâneas, sistema de informações, enquadramentos dos corpos de água e gestão dos recursos hídricos.

A primeira edição do Encob foi em 1999, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Nos anos seguintes, os encontros aconteceram nos estados do Ceará (Fortaleza, 2000), Minas Gerais (Belo Horizonte, 2001), Santa Catarina (Camboriú, 2002), Sergipe (Aracaju, 2003), Rio Grande do Sul (Gramado, 2004), Bahia (Ilhéus, 2005), Espírito Santo (Vila Velha, 2006), Paraná (Foz do Iguaçu, 2007) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2008).


Mais Informações
|Nany Mata
|31 9644.1970


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br