Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2009

LEI PROIBE DESCARTAR ÓLEOS E GORDURAS PELOS RALOS, EM VENÂNCIO AIRES (RS)

(Site da Arquiteta Karla Cunha - SP)

UMA ÓTIMA IDÉIA PARA APRESENTAR PARA OS VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DA SUA CIDADE, PROTEGENDO ASSIM OS RIOS E CÓRREGOS DE SUA BACIA HIDROGRÁFICA!
*
Agora é lei: óleos e gorduras não podem mais ser descartados pelo ralo

Blog da Gisele Bundchen
28 de outubro de 2009

No interior do Rio Grande do Sul, a cidade de Venâncio Aires dá um passo importante rumo à preservação, conservação e recuperação de mananciais, rios e arroios do município.

Foi aprovada a Lei Municipal que proíbe estabelecimentos comerciais, indústrias e prestadores de serviços a descartarem óleos ou gorduras na rede coletora de esgoto, águas pluviais, lixo ou locais que possam causar prejuízo ambiental.

Vale lembrar que um litro de óleo polui cerca de dez mil litros de água! Fonte: Blog da Gisele Bundchen
"A partir da publicação da Lei, os estabelecimentos comerciais, indústrias e prestadores de serviços da Capital do Chimarrão terão até 90 dias para adotar as medidas necessárias para o seu cumprimento. Aos infratores e poluidores serão aplicadas como penalidades a advertência na primeira ocorrência, multa de 120 UPMs (Unidade Padrão Municipal) na segunda e, em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro." Saiba mais.


Óleo de Cozinha: nunca jogue pelo ralo da pia ou em redes de esgoto jamais

Você sabia que cada litro de óleo de cozinha despejado em redes de esgoto contamina cerca de 20 mil litros de água – alguns dizem até um milhão de litros? Não? Portanto, jamais use o ralo de sua pia para se livrar desse óleo de fritura.

As águas dos esgotos, em sua grande maioria, acabam em rios e mares e, com uma fina película impede a oxigenação e a entrada de luz nesses lugares, poluindo esses locais, afetando grande parte do habitat e das cadeias alimentares aquáticas.

Além disso, a substância compromete o funcionamento das estações de tratamento de água, provocando entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos tubulares devido à acumulação de gordura e óleo, o que em dias chuvosos contribui para grandes enchentes.

Se não bastasse tudo isso, para limpar e desentupir essas estações de tratamento é necessário a utilização de produtos altamente tóxicos e com excessivos componentes químicos, o que também prejudica a qualidade da água.

Todo esse óleo que pode prejudicar rios e mares ainda pode ser reciclado. Muitas empresas transformam-o em biodiesel, sabão, entre outros produtos que podem ser novamente utilizados.
Fonte: Blog Pano de Jangada


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br