Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de outubro de 2009

PESQUISA DE ESTUDANTE DE ENGENHARIA DA UNESP TROCA AREIA POR PET MOÍDO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

As embalagens PET acabam nos lixões e cursos d' água, formando verdadeiras barreiras nos rios e córregos, entupindo bueiros e provocando perigosas enchentes e inundações


Pesquisa da Unesp que troca areia por PET na construção civil é finalista em prêmio

AS 460 MIL TONELADAS DE PET CONSUMIDAS POR ANO NO BRASIL PODEM SUBSTITUIR AS AREIAS DE NOSSOS RIOS POR UMA ARGAMASSA COM UM GANHO DE 300% DE RESISTÊNCIA! PARABÉNS PAULO DYER, ALUNO DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNESP!

Escrito por Luís Paulo Roque
Publicado em 27/10/2009

Um projeto de pesquisa da Unesp que substitui a areia pelo plástico politereftalato de etila (PET) moído para fazer argamassa é um os finalistas da última edição do Prêmio Ecopet, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de PET (Abipet).

Além de substituir o uso de um recurso retirado direto da natureza por um material pós-consumo, o produto, em fase experimental, mostrou um ganho de 300% de resistência comparado às argamassas convencionais feitas com areia.

O idealizador do projetor, Paulo Dyer, é aluno do terceiro ano de Engenharia Ambiental da UNESP. Sua pesquisa contou com o apoio de professores de Engenharia do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e de Engenharia de Materiais da UNESP.

A areia, um dos principais recursos naturais usados na construção civil, é retirada diretamente da natureza, em muitos casos responsável por danos ambientais graves. Estima-se que sejam produzidos entre 150 e 250 milhões de metros cúbicos de areia por ano, dos quais cerca de 50% é utilizada na elaboração de artefatos da construção civil, exceto concreto, segundo dados da Anepac, entidade que reúne os fabricantes da agregados para construção civil.

Enquanto isto, o Brasil consome cerca de 460 mil toneladas de PET anualmente, dos quais 53% são reciclados, segundo a Abipet.

Ao lado de Dyer, concorrendo na categoria de pesquisa e processo, o outro produto finalista é uma caixa dobrável de PET reciclado que pode ser facilmente transportada e substituir as sacolas plásticas. A criação é da equipe de profissionais das empresas Ice Pack e Inovatec Inovação Tecnológica.

Os agentes ambientais responsáveis pela coleta, seleção e destinação do PET - os catadores de recicláveis - não poderiam ficar de fora da premiação. Os finalistas da categoria coleta e separação são as cooperativas Cooperyara, de Barueri, e Avemare, de Santana do Parnaíba.

Com o objetivo de gerar trabalho e renda por meio da reciclagem, a Cooperyara conseguiu de 2005 a 2009 passar de 36 para 90 cooperados. No mesmo período, o grupo aumentou a coleta e venda de materiais de 90 para 240 toneladas mensais, o que resultou na elevação de renda dos cooperados de R$480 para R$640.

A cooperativa Avemare coleta 270 toneladas de material reciclável por mês, dos quais, sete toneladas são PET. Com 95 cooperados, cinco educadores e três voluntários, a Avemare atende 40% do município de Santana de Parnaíba. Seu objetivo é atingir 400 toneladas de materiais mensais, envolvendo pelo menos 150 catadores na operação e aumentando a renda dos cooperados em 20%.

Na categoria educação ambiental, são três os finalistas. O Programa Reciclagem na Escola envolve 737 voluntários, entre alunos, pais e funcionários de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, das comunidades da bacia do Pinheiros-Pirapora, que inclui as cidades como Osasco, Itapevi, Diadema e Carapicuíba. Por meio de vídeos educativos e dinâmicas de grupo, o programa divulga a importância da reciclagem.

O projeto Ecorrecreação: Com as Garrafas PET se Aprende Brincando, de autoria de Marlon Luis Lucchini, de Novo Hamburgo (RS), busca desenvolver a conscientização para a reutilização e reciclagem de garrafas PET na comunidade escolar.

O jornal A Tribuna, de Santos, inscreveu o projeto educativo Lixo no Lixo, Cidade no Capricho que fomenta a prática da reciclagem entre a comunidade escolar de Santos (SP) e região. Por meio desse programa, as escolas que mais arrecadam garrafas PET são premiadas e suas ações são divulgadas no jornal. Em 2009, o programa contou com a participação de mais de 10 mil voluntários, entre alunos de 96 escolas, funcionários do jornal e pessoas afiliadas às cooperativas Marim e Cooperbem.

O Prêmio Ecopet 2009 também premiará nas categorias Ação de Empresa, Reportagem Ambiental e Artesanato. Fonte: Revista da Sustentabilidade
LEIA MAIS:

Brasil descarta 53% de garrafas PET na natureza


PET (plástico)
- Politereftalato de etileno

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Sou de Porto Alegre e gostaria de obter o e-mail do Eng. Paulo Dyer.
    Luis Cabello = lkblo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br