Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de outubro de 2009

PESQUISAS E TESES SOBRE AS BACIAS DO TIETÊ E RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ NO LIVRO DO PROF. JACOBI



Cobrança pelo uso da água ainda é um desafio

21/10/2009 - 06h10

Comitês são essenciais na negociação sobre recursos hídricos

Gestores públicos não conseguem controlar satisfatoriamente a degradação dos recursos hídricos e os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) têm desempenhado papel de fundamental importância ao abrigar, na arena política, os diversos discursos, viabilizando a interação e a negociação dos atores sobre os usos da água. É o que afirmam pesquisadores como o sociólogo Pedro Roberto Jacobi, do PROCAM-USP, também coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Governança da Água (GovAgua).

O livro “Atores e processos na governança da água no Estado de São Paulo”, assinado pelo professor Pedro Jacobi, apresenta resultados de pesquisas e teses sobre as bacias do Alto Tietê e dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e será lançado durante o II Encontro Internacional de Governança da Água: experiências na América Latina e Europa, que termina nesta sexta-feira (23/10). A obra aborda temas como a participação do capital social na questão hídrica, a relação entre poder público e atores sociais, a negociação de conflitos hídricos e as dinâmicas institucionais da bacia do Tietê.

Apesar de estudiosos elogiarem a política de recursos hídricos brasileira, a cobrança pelo uso de recursos hídricos ainda é desafio e representantes dos comitês e subcomitês de bacias têm contado com o esforço, o envolvimento e a participação da população. A cobrança pelo uso da água por indústrias, empreendimentos pesqueiros e hidrelétricos ainda tem alcance restrito e só é feita de forma efetiva nas bacias dos Rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí (Minas Gerais e São Paulo) e Paraíba do Sul (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).

A Lei 9.433, chamada Lei de Águas, completou 12 anos e dentre os ganhos destacam-se a instituição da Política Nacional de Recursos Hídricos, criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, criação de 160 comitês de bacias e a criação da Agência Nacional de Águas (ANA). Dentre os desafios estão as negociações entre diferentes atores, negociação com autoridades municipais e arrecadação de recursos financeiros. Mesmo com todos os entraves, a legislação brasileira da água é a que mais se destaca na América Latina.
(Envolverde/Pauta Social)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

VEJA MAIS:
Governança da Água tem encontro na USP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br