Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de outubro de 2009

PREFEITURAS GASTAM RIOS DE DINHEIRO COM O CARNAVAL E NADA INVESTEM EM SANEAMENTO BÁSICO



Carnaval e saneamento básico,

artigo de Aroldo Cangussu
Ecodebate 24/10/2009


falta de saneamento básico

Às vezes fico impressionado com as grandes despesas que algumas prefeituras da região fazem para promover festas nas suas cidades, normalmente com bandas de música axé e forró e duplas sertanejas. E são prefeituras de municípios pobres – paupérrimos até – e, mesmo assim, não medem esforços para trazer esses artistas.

Já discuti isso com alguns prefeitos e eles me informaram que essa é a maior demanda de parte da população, principalmente dos jovens que reclamam da falta de diversões na sua cidade. Normalmente, essas cidades carecem de tudo, principalmente saúde, educação e saneamento básico.

O que me deixa admirado é que nessas localidades não existe tratamento de esgoto, o lixo não é bem administrado e o abastecimento de água é deficiente. Nada disso preocupa muito os jovens, eles querem saber é de festa. A saúde, também, é altamente problemática e o dinheiro gasto nas “micaretas” e “folias” poderia ser muito mais bem empregado para melhorá-la.

Infelizmente, temos a cultura, principalmente aqui na região norte de Minas, de priorizar a televisão relegando a leitura a segundo plano. Basta verificar a circulação de jornais e revistas – que é baixíssima – e a ausência completa de livrarias para se constatar o nível de exigência das pessoas. Não existe um só cinema em toda a micro região da Serra Geral, isto é muito triste.

Quero deixar bem claro que tudo isso não ocorre apenas aqui na nossa região e sim em todo o estado de Minas Gerais, no Brasil e em toda a América Latina.

Quase todas as pessoas reclamam de seus prefeitos em relação a atendimento médico para curar doenças, mas ninguém exige tratamento adequado em relação ao esgoto, abastecimento de água e disposição adequada do lixo que são fundamentais para a prevenção daquelas doenças.

Assim, temos um círculo vicioso: o prefeito tenta atender – mal – as demandas do seu povo, porque isso traz votos e deixa de fazer aquilo que realmente iria trazer benefícios para a população, pois, eleitoralmente, não é recomendável instalar tubulações subterrâneas de água e esgoto.

Mas, o futuro dirá quem foi bom para a cidade: aquele que assumiu o risco da impopularidade e implantou projetos modernos ou aquele que realizou o melhor carnaval.

Aroldo Cangussu, Engenheiro, Coordenador Adjunto do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográficas e do Comitê de Bacia dos Afluentes Mineiros do Rio Verde Grande SF-10.

EcoDebate, 24/10/2009

CONHEÇA SOBRE SANEAMENTO NAS PRINCIPAIS CIDADES

Ranking de saneamento básico de 79 cidades brasileiras


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Infelizmente na maioria dos municipios brasileiros ei de concordar que o prefeito que priorizar mais obras de saneamento e menos diversão será punido nas urnas. Obras que não aparecem não dão votos e além do mais está havendo uma alienação geral da população, pouca leitura, muita televisão, baixa escolaridade e bundalização. A ignorância está tomando conta de nosso povo. Que tristeza.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br