Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de novembro de 2009

6º ENCONTRO CULTIVANDO ÁGUA BOA REÚNE 300 MIL NO PARANÁ

Movimento Cultivando Água Boa reúne 300 mil pessoas no Paraná

O programa Cultivando Água Boa já envolve cerca de 300 mil pessoas num processo de desenvolvimento sustentável. A informação foi dada nesta sexta-feira (20) pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Usina de Itaipu, Nelton Friedrich, no encerramento do 6º Encontro Cultivando Água Boa, que reuniu em Foz do Iguaçu, durante dois dias, 4,3 mil participantes.

“São protagonistas de uma rede que atua em 29 municípios localizados na Bacia Hidrográfica do Paraná 3, no oeste do Paraná. Há seis anos, não dava para imaginar 500 quilômetros de cerca com mata ciliar, 10,4 mil educadores ambientais atuando na região, 1,7 mil catadores de lixo atendidos por associações e cooperativas, 758 pescadores e suas famílias com boa qualidade de vida, três comunidades indígenas onde não foi registrada nenhuma mortalidade infantil este ano e um grande incremento da produção de ervas medicinas, parte já atendendo ao Sistema Único de Saúde”, contabilizou Nelton.

O diretor da Agência Nacional de Águas, Paulo Lopes Varela, disse que implementar um sistema de gestão integrada no Brasil é um desafio. “Quero levar essa experiência para outras bacias hidrográficas espalhadas pelo país para que a população entenda que os avanços da comunidade estão bem mais nas mãos da população que do governo.” (Fonte: Radiobrás)

O cantor Almir Sater no show do 5º Encontro, em 2008

Foz do Iguaçu recebe fórum ibero-americano sobre água

Foz do Iguaçu (PR), 18 nov (EFE).- Mais de quatro mil pessoas participaram hoje em Foz do Iguaçu (PR) na abertura do sexto encontro Cultivando Água Boa, transformado nesta edição em um fórum ibero-americano sobre a gestão sustentável da água.

A poucos quilômetros da usina hidroelétrica binacional de Itaipu, a maior do mundo em operação, membros de comunidades rurais e indígenas, políticos e especialistas nacionais e ibero-americanos discutiram o assunto no evento.

O diretor de Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friederich, explicou à Agência Efe que o encontro é "uma grande avaliação" do programa Cultivando Água Boa, que completa seis anos.

Trata-se de uma iniciativa da hidroelétrica de Itaipu destinada a favorecer o desenvolvimento das comunidades de agricultores e indígenas originais da região da usina, mas com critérios estritamente ecológicos.

Entre outras ações, o programa inclui educação socioambiental para as comunidades e o investimento em agricultura ecológica.

"A maior conquista é ter mais de 300 mil pessoas envolvidas no programa, mas com uma ação estrutural e não pontual ou conjuntural", apontou Friederich.

Em seu discurso por ocasião da abertura do evento, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, disse que "é possível compatibilizar o desenvolvimento econômico, a geração de renda e emprego com a preservação do meio ambiente".

Fonte: Agência Brasil/Agência EFE/Ambiente Brasil



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br