Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2009

COMPESA (PE) ENFRENTA PERDA DE 57% DA ÁGUA PRODUZIDA E O REAJUSTE NAS CONTAS SERÁ DE 8,6%

Praia de Boa Viagem - Recife (PE)

PE: Reajuste da água entra em vigor

21/11/2009

Para não ter uma desagradável surpresa na lista de despesas fixas do mês, o consumidor pernambucano deve ficar atento. Começa a vigorar o reajuste de 8,60% nas contas de água. O aumento atinge todos os clientes da Compesa, à exceção das 284 mil famílias que pagam a tarifa social. Para minimizar os efeitos do aumento, o consumidor poderá lançar mão de algumas estratégias para evitar o desperdício. Consertar imediatamente qualquer tipo de vazamento é primeiro passo.

Mas há inúmeras outras pequenas atitudes que somadas podem resultar em uma grande economia. A mudança de comportamento começa no banheiro. Pressionar a descarga da bacia sanitária apenas pelo tempo necessário (de três segundos, conforme a Compesa) é uma delas. Para se ter uma ideia, uma descarga pode consumir até 20 litros. É importante também manter a válvula da descarga sempre regulada. A medida pode diminuir pela metade o consumo de água.

Além disso, não se deve jogar pontas de cigarro ou lixo na bacia sanitária para evitar entupimentos e reduzir a quantidade de descargas por dia. Na hora do banho, deve-se manter o chuveiro fechado enquanto se ensaboa. O mesmo deve ser feito também na hora de escovar os dentes e, no caso dos homens, ao fazer a barba.

Na cozinha, ao invés de lavar a louça com água corrente, o consumidor pode reservar uma pequena quantidade de água para ensaboar os pratos e utensílios. A torneira deverá ser aberta apenas na hora de enxaguar. A mesma medida pode ser adotada para lavar roupas. E se o consumidor identificar que a pressão nas torneiras é elevada – o que geralmente acontece nos primeiros andares dos edifícios –, uma boa dica é instalar um limitador de vazão.

Para quem prefere utilizar a máquina de lavar, é importante evitar ligar a máquina com pequena quantidade de roupa. O consumo é igual se o equipamento estiver cheio.

Por fim, é aconselhável evitar utilizar as mangueiras para aguar as plantas (prefira os regadores), lavar as calçadas das ruas (primeiro utilize uma vassoura) ou os carros (o correto é utilizar um balde).

O reajuste foi homologado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), através de publicação no Diário Oficial do Estado no último dia 22. Fixado acima dos índices de inflação, o aumento foi recebido com críticas por alguns setores, que trazem de volta a discussão sobre a necessidade de a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) reduzir as perdas no sistema de distribuição de água.

Segundo a própria Compesa, 57% da água produzida é perdida em vazamentos, furtos e subtarifação. Só no Grande Recife, por mês, são localizados 7 mil vazamentos. O uso doméstico, embora represente 20% do consumo total no Brasil, atrás da agricultura, que utiliza 70% da água, é um dos vilões. Atitudes como lavar a calçada com mangueira e deixar chuveiros abertos ao se ensaboar consomem, respectivamente, 279 litros e 135 litros em 15 minutos.

Fonte: Do Jornal do Comercio

CONHEÇA RECIFE E SUAS PONTES

Teatro Santa Isabel
Teatro Santa Isabel




Fernando Duarte
Fernando Duarte




Praia de Boa Viagem
Praia de Boa Viagem







Museu do Estado
Museu do Estado

Ilha de Santo Antônio
Ilha de Santo Antônio

Fernando Duarte
Fernando Duarte

Fernando Duarte
Fernando Duarte

Colaboração Fernando Duarte
Colaboração Fernando Duarte

Centro da Cidade
Centro da Cidade

Mapa de Localização Colaboração brazil web tour
Mapa de Localização Colaboração brazil web tour


SAIBA MAIS VISITANDO O SITE DA
FÉRIAS.TUR.BR
Publicação autorizada através de parceria.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br