Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2009

CURSO "GESTÃO DE QUALIDADE DA ÁGUA"


Inscrições para o curso “Gestão da Qualidade da Água" são prorrogadas para 25 de novembro

Raylton Alves

Os interessados em participar do curso técnico “Gestão da Qualidade da Água” poderão se inscrever até 25 de novembro, por meio do formulário eletrônico contido no Portal da Capacitação da Agência Nacional de Águas (ANA): www.ana.gov.br/portalcapacita.

Servidores da Agência ministrarão as aulas, que ocorrerão no auditório da sede da autarquia, em Brasília, entre 8 e 11 de dezembro. O curso visa a capacitar 100 profissionais no que se refere à gestão da qualidade da água, com ênfase para o tema da qualidade da água nos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433/97.

A capacitação é voltada para profissionais da área de recursos hídricos atuantes no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), principalmente os que trabalham em órgãos gestores de recursos hídricos e em instituições usuárias de água.

Apesar de ser um evento gratuito, as despesas com diárias e passagens deverão ser custeadas pelo interessado ou por sua instituição de vínculo empregatício. Ao final, será entregue um certificado de participação.

A programação do curso técnico começará com uma abordagem sobre os fundamentos acerca da qualidade da água e sobre a avaliação da qualidade em corpos hídricos superficiais. Além disso, os instrutores da ANA tratarão de diversos temas, como: o enquadramento de corpos hídricos, a avaliação da qualidade e o enquadramento das águas subterrâneas, outorga de direito de uso de recursos hídricos, Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (Snirh) e Programa Nacional de Avaliação da Qualidade da Água (PNQA).

Mais informações

Celina Lopes Ferreira – especialista em recursos hídricos da ANA
Telefone: (61) 2109-5267
E-mail: gecap@ana.gov.br


Expedição de pesquisadores desce o rio Madeira em busca de dados científicos

A partir dessa sexta-feira (20) até o dia 28 de novembro, uma embarcação com mais de dez pesquisadores descerá o rio Madeira coletando dados para fundamentar pesquisas científicas. A campanha, idealizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento do governo Francês (IRD), conta com a participação de pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB), do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para coletar diferentes amostras e realizar medições ao longo do rio até a confluência com o Amazonas.

Parte do projeto Monitoramento Espacial Hidrológico na Bacia Amazônica, a expedição levará no barco diversos aparelhos para obter dados como concentração de sedimentos, condutividade, vazão, PH, nível de carbono e temperatura da água, em mais de dez pontos ao longo do Madeira. “O projeto de hidrologia espacial tem como ambição maior gerar conhecimentos científicos, mas também trazer benefícios para a região, através da aplicação desses dados no dia-a-dia dos órgãos públicos”, explica Eurides de Oliveira, superintendente-adjunto da rede hidrometeorológica da ANA e um dos coordenadores do projeto.

Segundo a coordenadora de operações do Sipam em Porto Velho, Ana Cristina Strava, os dados de turbidez e batimetria (medição da profundidade), que serão coletados pelo órgão na viagem, serão úteis para estudar os impactos das usinas hidrelétricas e auxiliar a navegação entre Rondônia e Amazonas. O Sipam também contribui na campanha com emissão de boletins meteorológicos, mapas e comunicação via RDSS (mensagens de texto).

Para o francês Jean Michel, do IRD, os dados serão o ponto de partida para que se possa comparar novamente as informações após 3 anos. “Poderemos estudar o impacto das usinas e aspectos como a erosão das margens, que podem estar relacionados com mudanças climáticas”, revela. A equipe já está em Porto Velho e inicia as medições na sexta-feira (20), já a partida rumo ao baixo Madeira acontece no sábado (21).

Vanessa Ibrahim
Assessora de Comunicação
SIPAM – Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Regional de Porto Velho
Av. Lauro Sodre, 6500 - Aeroporto
Tel: (69) 3217-6215 - (69) 9978-0492

Prof. Benedito Braga - Diretor da ANA

Benedito Braga recebe título de honra da Associação Americana de Recursos Hídricos

Diretor da Agência Nacional de Águas é o 30º cientista e primeiro brasileiro a receber associação de honra

O Diretor da Agência Nacional de Águas Benedito Braga recebeu o título de membro de honra da Associação Americana de Recursos Hídricos (American Water Resources Association – AWRA). O título é concedido a eminentes cientistas e profissionais das áreas de recursos hídricos, hidrologia e ecologia pela excelência da contribuição que deram ao setor.

Criada em 1966, até hoje a homenagem havia sido feita a 29 cientistas, entre eles o chinês Ven Te Chow e os americanos Charles Theis, Luna Leopold e Eugene Odum. Braga foi o 30º cientista e o primeiro brasileiro a receber o título em reconhecimento ao trabalho realizado na Agência Nacional de Águas.

O título foi entregue durante a Conferência Anual de Recursos Hídricos, realizada em Seattle, Washington, EUA, entre os dias 09 a 12 de novembro. As conferências da AWRA constituem fóruns onde são explorados aspectos multidisciplinares da pesquisa, política e gestão dos recursos hídricos.

Na edição de 2009, a Conferência teve 75 sessões e painéis de temas técnicos, sociais e legais de interesse nacional e internacional, tais como conflitos relativos a água; avanços recentes em monitoramento; modelagem e análise de recursos hídricos; efeitos e respostas a seca, inundações e outras calamidades naturais e esforços de cooperação para tratar de recursos hídricos transfronteiriços.

Fundada em 1964, a AWRA é uma associação profissional sem fins lucrativos dedicada ao avanço na pesquisa, gestão e educação em recursos hídricos. São membros da AWRA engenheiros, educadores, biólogos, ecologistas, geógrafos, gestores, advogados, entre outros.

Data: 20 de novembro de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br