Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2009

ESTRELAS E AUTORIDADES INTERNACIONAIS NO 6º CULTIVANDO ÁGUA BOA, NO PARANÁ

6º CAB: Encontro ganha reconhecimento de grandes estrelas e autoridades internacionais

Grandes estrelas e autoridades mundiais em meio ambiente participaram nesta sexta-feira do encerramento do 6º Encontro Programa Cultivando Água Boa, em Foz do Iguaçu. Subiram ao palco a atriz Maitê Proença, o cantor e compositor Almir Sater e também o primeiro-ministro do Butão, Lyongpo Jigme Thinley, o principal responsável pela difusão da Felicidade Interna Bruta (FIB) como um novo conceito de avaliar a riqueza de uma nação.

"Quando voltar ao meu país, o mundo vai saber o que está acontecendo aqui", disse o primeiro-ministro. E complementou: "podem continuar fazendo este trabalho bonito. Ele serve de inspiração para toda a humanidade". Thinley participa do encontro sobre Felicidade Interna Bruta (FIB), que começa nesta sexta-feira e prossegue até segunda, em Foz. O Butão é o primeiro país do mundo a aplicar os indicadores do FIB para avaliar a qualidade de vida de sua população. "O povo brasileiro é um povo feliz; vocês devem se orgulhar disso", ressaltou.

A cerimônia de encerramento começou com a apresentação dos resultados das doze oficinas, realizadas na quinta-feira, e que avaliam as ações do CAB. Em seguida, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, apresentou o programa e suas principais conquistas. "Mais do que um encontro das águas, este é o encontro da esperança", resumiu.

O 7º Encontro Ibero-Americano de Desenvolvimento Sustentável (Eima) evento paralelo, foi encerrado junto com o CAB. "O melhor do patrimônio ambiental está em seus gestores que conseguem com dificuldade fazer políticas em relação à sustentabilidade", disse o presidente da Fundação Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente, da Espanha), Gonzalo Echagüe Méndez de Vigo. Em seguida, ele leu o manifesto do Eima, com os compromissos dos países participantes.

Maitê elogia o Programa Cultivando Água Boa para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, agradeceu a cada uma das autoridades da mesa, mas fez um agradecimento especial: "Agradeço a sua excelência agricultor, ao coletor de papéis, às merendeiras e às nossas professoras. A todos vocês que fazem, nas ações do dia-a-dia, a construção de um mundo melhor".

Meninos entoam músicas de amor à natureza.

Depois dos discursos, um coral formado por jovens de três municípios da Bacia do Paraná 3 fez uma apresentação especial. No repertório "O que canta as crianças", "A Paz" e "Solo lê pido a dios", de Mercedes Sosa. O frisson em torno da atriz e escritora Maitê Proença, que participou da cerimônia, foi grande.

Almir Sater veio em 2008, gostou e voltou. É a segunda vez que o cantor partcipa de um evento do Cultivando Água Boa.

Quando Almir Sater - que se declarou fã do Programa Cultivando Água em 2008 e voltou esse ano para participar do evento - subiu ao palco, a plateia não ficou parada um só instante. Gestores da educação ambiental dançaram com o pessoal da coleta solidária, merendeiras e professoras ficaram lado a lado de pescadores.

Da tela para causa ambiental

Simpática, a atriz brincou com o público e colocou em pauta a importância do tema meio ambiente.

Por longos minutos, os flashes pipocaram e iluminaram o púlpito do auditório principal do Hotel Rafain, no encerramento do 6º Encontro do Programa Cultivando Água Boa. No microfone, a atriz e escritora Maitê Proença discursava em favor das causas ambientais. Quando voltou à plateia, no fim das falas oficiais, os flashes não pararam.

"Quando a gente aparece com facilidade na mídia, é interessante divulgar algo que nos toca verdadeiramente", disse Maitê. E complementou: acredito que essa mobilização deve ser honesta; e se voltar para causas que nos sensibilizam de verdade", concluiu.

E é o que ela faz. Apaixonada pelas questões ambientais desde a infância quando vivia em Ubatuba, no litoral paulista, a atriz aproveita seu acesso à mídia para defender uma forma de vida mais sustentável. Atualmente atua na campanha "Saco é um saco", do Ministério do Meio Ambiente, que tem o objetivo de reduzir o uso de sacolas plásticas nos supermercados.

"Estamos partindo do grande para o pequeno. Quando o cidadão chegar ao mercado e ver que não tem sacolas plásticas, talvez ele pare para pensar na questão", explicou. Grandes e pequenas redes de supermercado já aderiram à campanha.

Cultivando Água Boa, um programa de verdade

Para Maitê Proença, o evento mostrou que o Programa Cultivando Água Boa funciona porque tem o envolvimento verdadeiro das pessoas. "A gente vê que não é algo burocrático; imposto. As pessoas estão envolvidas de verdade. E por isso deve perdurar", finalizou.

VER TODAS AS NOTÍCIAS - CLIQUE AQUI

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br