Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de janeiro de 2010

CONHEÇA UM TRABALHO MUITO IMPORTANTE: "INSTITUTO ECOFAXINA"

UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS DÁ UM EXEMPLO QUE MERECE SER SEGUIDO

Como nasceu o INSTITUTO ECOFAXINA...

Motivado pela oportunidade de cursar a Faculdade de Biologia Marinha da UNISANTA (Santos - SP) e ficar mais próximo do pai, o já então aluno William Rodriguez Schepis obteve, dia após dia, maior contato com o ecossistema estuarino da região, através de saídas de campo como aluno e passeios de caiaque durante os finais de semana. Perplexo com a massiva degradação, sentiu que algo precisava ser feito em relação ao lixo e o esgoto que são descartados todos os dias no ecossistema.

Percebendo a necessidade de reunir mais pessoas para ajudarem na organização das Ações Voluntárias e formar um grupo de pesquisa e educação ambiental na Vila Gilda, William reuniu-se com outros alunos interessados e deu início ao processo de formação de uma Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos, o que tornaria os trabalhos e suas atribuições mais organizadas e eficázes. Nesse momento, os laços com a comunidade já eram bem fortes, por quem eram chamados de “meninos da biologia”.

Em Outubro de 2008 foi fundado o Instituto EcoFaxina, uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos, formada por biólogos marinhos, que tem como objetivos principais a recuperação de ecossistemas e a educação ambiental.
O volume de lixo jogado no manguezal é enorme...Já recolheram até hoje 16.054 Kg de lixo retirado do estuário de Santos em 13 Ações Voluntárias
Um importante trabalho de orientação e educação ambiental é feito com a comunidade que morando em "palafitas" jogam todo o lixo no mar

Vejam outras imagens do manguezal na Vila Gilda



SAIBA MAIS - Clique



OS PROJETOS REALIZADOS PELO INSTITUTO ECOFAXINA

Trata-se de um projeto muito bem planejado, muito abrangente e com importantes objetivos definidos, envolvendo a comunidade, a Prefeitura, a Universidade e Empresas da Região, por essa razão fizemos questão de destacá-lo abaixo em seus principais itens. O Instituto comunica-se muito bem através de um site muito bem elaborado e com informações muito claras, ótimas fotos e ainda se dispõem a fornecer maiores informações para aqueles que se interessarem fizerem contato com os mesmos

Projeto de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos

Com o apoio da Universidade Santa Cecília, onde conta com a orientação do professor Jorge Luis dos Santos, o projeto procura adequar políticas públicas de conservação e educação ambiental às características peculiares encontradas na região. Com esse intuito foram elaborados programas agrupados, principalmente, em duas grandes áreas: Educação Ambiental e Recuperação e Conservação.

A. Educação Ambiental

- Programa de Ações Voluntárias
- Programa RealEco
- Programa Viveiro da Vila
- Programa Capacita Santa
- Programa Mangue Escola

B. Recuperação e Conservação

- Programa de Coleta Ambiental de Resíduos - ProCAR
- Programa de Reflorestamento Estuarino - PRE

C. Aspectos sócio-ambientais

D. Ações sociais locais

E. Viveiro de mudas

F. Comunicação

G. Subprodutos: Pesquisas

CONHEÇA EM DETALHES OS PROJETOS

APELO E HOMENAGENS DO SOS RIOS DO BRASIL

Que o exemplo desses jovens estudantes de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, possa servir de exemplo, incentivo e modêlo para que outros estudantes, grupos de ambientalitas, ONGs ou OSCIPs, escolas, grupos religiosos, sociedades amigos e comunidades ribeirinhas ou litorâneas realizem projetos semelhantes em defesa de seus estuários, manguezais e praias.


Para valorizá-los e divulgá-los fizemos questão de prestar as informações sobre o trabalho do importante INSTITUTO ECOFAXINA e mostramos abaixo o jovem grupo PROATIVO que está fazendo a sua parte e melhor ainda, incentivando outros a fazerem também:

Diretores:

William Rodriguez Schepis


William Rodriguez Schepis
Diretor Presidente


Victoria Sales Pignatari Werner


Victoria Sales Pignatari Werner
Diretora Vice-Presidente


Luana Santana Oliveira


Luana Santana Oliveira
Diretora Financeira


 Tierry Val de Medeiros


Tierry Val de Medeiros
Diretor de Educação Ambiental


Rodolfo Silvestre Castro


Rodolfo Silvestre Castro
Diretor Operacional


Instituto EcoFaxina - Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental
Rua Dr. Oswaldo Cruz, 377 - Conj.03 - Boqueirão
Santos - São Paulo - Brasil

(13) 3301.2391 e (13) 9712.7277
ecofaxina@gmail.com
CNPJ: 10.735.372/0001-10


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br