Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2010

UMA BOA DICA PARA SUAS FÉRIAS: MUITA ÁGUA, BANHO DE CACHOEIRAS, PESCA, RAPEL, TIROLESA, PASSEIOS DE BARCO, CAMINHADAS....É O "CIRCUITO DO OURO"


Ecoturismo e turismo de aventura no Circuito do Ouro são boas opções de viagem nessas férias

Municípios oferecem atrativos para todas as idades

Sair de férias é sempre um grande prazer, principalmente quando o destino escolhido é um dos roteiros mais diversificados do país, como o Circuito do Ouro. Nas 17 cidades que compõem o Circuito, o turista encontra atrativos históricos, culturais e naturais que garantem muita diversão, para todas as idades, nesse verão.

O Parque e Santuário do Caraça, em Catas Altas, são ideais para quem se interessa por patrimônio natural. Lá, encontra-se uma vasta área verde, trilhas, picos e cachoeiras, além do prédio do santuário que é famoso pela rica arquitetura.

Uma boa dica para os mais aventureiros e adeptos do ecoturismo é a Cachoeira Alta, em Ipoema, distrito de Itabira. São 110 metros de queda d’ água, ideal para a prática de rapel e tirolesa, com estrutura de camping.

Em Mariana, a Mina da Passagem é uma boa opção de passeio para a família. Ela é a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação, e o turista desce cerca de 120 metros de profundidade em um trolley, onde é visto os antigos corredores da mina e um incrível lago azul. Já em Santa Bárbara além dos atrativos histórico-culturais, o turistas têm a opção de fazer cavalgadas e passeios off-roads, passando por cachoeiras e povoados.

Uma caminhada pela Estrada Real é um dos principais atrativos em Rio Acima. Durante o percurso, o visitante seguirá o caminho feito pelos bandeirantes, percorrendo 26 marcos da Estrada Real e terá contato direto com a natureza e com os visitantes das comunidades da zona rural.

Conheça os atrativos das outras cidades que compõem o Circuito do Ouro:

Bom Jesus do Amparo – Fazenda Country Flipper - fazenda rústica, com cachoeira, piscinas, duchas naturais, etc. Oferece também, cavalgada, caminhada ecológica, área de camping e pesque pague.

Caeté – Complexo Turístico Canela de Ema – Um dos maiores percursos de arvorismo do Brasil, totalizando 525 hectares de área.

Congonhas – Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos – Onde estão os 12 profetas e os Passos da Paixão, obra atribuída a Aleijadinho.

Itabirito – Distrito de Acuruí – No caminho encontra-se a cachoeira Chicadona, ideal para a prática de rapel. No distrito, a culinária típica da região também é destaque.

Nova Era – Lagoa São José – Ótima opção para trilhas e caminhadas. O local é bem estruturado e conta com estacionamento, recepção, banheiro, mirante e um Centro de Educação Ambiental.

Nova Lima – Distrito de MacacosFamoso pelo tradicional movimento de fim de semana, o pequeno distrito é uma ótima opção para quem gosta da natureza e da culinária mineira.

Ouro Preto - O Horto dos Contos - É completamente urbanizado, preparado para caminhadas e para o lazer contemplativo. Com direito a rampas intercaladas com escadas. Ao longo do trajeto podem ser encontradas esculturas, chafariz, banheiros e mirantes.

Piranga – Espaço Seriguéia – Oferece atividades de ecoturismo, como caiaque, rapel e caminhadas, e também roteiros históricos.

Sabará – Arraial Velho e Arraial de Pompéu – Pequenos vilarejos na Estrada Real, que conservam natureza exuberante. São estradas e trilhas, onde estão ruínas, muro de pedras, minas de outro, dentre outros.

Santa Luzia – Complexo Turístico “Trilhas da Serra” – Oferece passeio a cavalo em ambientes naturais, trekking e mountain bike em trilhas pela mata, com vários graus de dificuldade.

São Gonçalo do Rio Abaixo – Centro Cultural – Pólo produtor e irradiador de cultura, dá espaço aos artistas locais para mostrarem seus trabalhos. No local, acontecem shows, exposições, palestras, lançamentos de livros, etc.

Mais informações sobre o Circuito do Ouro pelo email acomg@globo.com



ITABIRA_Cachoeira da Boa Vista_CreditoRONEIJOBER ANDRADE.JPGITABIRA_Cachoeira da Boa Vista_CreditoRONEIJOBER ANDRADE.JPG
ITABIRITO_Alto do Cristo_CreditoROMEU ARCANJO.jpgITABIRITO_Alto do Cristo_CreditoROMEU ARCANJO.jpg

NOVA LIMA _Rego dos Carrapatos_CreditoCELSO TRAVASSOS.JPGNOVA LIMA _Rego dos Carrapatos_CreditoCELSO TRAVASSOS.JPG



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
MEIO MILHÃO DE VISITAS AO BLOG!
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br