Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de janeiro de 2010

UnB ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL



Grupo formado por instituições públicas, ONGs e a UnB vai promover pesquisas sobre a água

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Nesta terça-feira, 26, a Universidade Federal de Brasília, UnB, assinou um protocolo de intenções para proteção e preservação da água no Brasil.
O documento foi assinado por dez instituições públicas e ONGs. A única universidade signatária é a Unb.

No início do próximo mês será publicada, no Diário Oficial da União, a criação do Centro de Estudo Transdisciplinar da Água. Será criado um laboratório para análises e pesquisas sobre a água, integrando ações dos dez participantes.

O grupo deverá se inscrever em editais de pesquisa sobre o tema, além de promover eventos e produzir materiais de divulgação. Segundo dados da assessoria de comunicação da UnB, antes mesmo da criação do grupo, o Centro já apoiou a publicação de um livro voltado ao público infantil, “A Mensagem da Água”.

As professoras Vera Catalão, da Faculdade de Educação, e Maria do Socorro Ibañez, do Departamento de Ecologia, coordenam um projeto de extensão que trata a Água como matriz ecopedagógica. As escolas de comunidades ribeirinhas recebem informações e orientações sobre o uso do recurso. Elas já participaram da implantação de viveiros, banheiros secos e cisternas que reaproveitam a água da chuva.

A proposta do protocolo foi apresentada à Universidade por intermédio das professoras, que pretendem iniciar uma discussão sobre tombamento de recursos hídricos. “Queremos começar um debate técnico sobre o tombamento. Já pensou o Rio Amazonas virar oficialmente patrimônio brasileiro?”, afirmou a professora Socorro.
*Com informações da UnB/Ambiente Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br