Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de abril de 2010

ATRIZ SIGOURNEY WEAVER PROTESTA EM NY CONTRA BELO MONTE


Em Nova York, atriz pede que governo brasileiro se torne um líder ambiental.
Para ela, Brasil deve abandonar modelo de construção de hidrelétricas.

Agencia EFE

G1 - Globo.com

A atriz norte-americana Sigourney Weaver liderou nesta quarta-feira (28) um protesto em Nova York contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte na Amazônia e pediu ao governo brasileiro que seja um "líder" em matéria ambiental.

A manifestação levou dezenas de ativistas e delegados que participam do Fórum Permanente para Assuntos Indígenas das Nações Unidas para frente da sede em Manhattan da Missão do Brasil nas Nações Unidas, no qual o projeto da represa foi um dos protagonistas. Também participaram da manifestação representantes de povos indígenas da região amazônica.

"O Brasil foi pioneiro nos biocombustíveis e tem a maravilhosa oportunidade de ser também um líder nesta encruzilhada na qual se encontram muitos países", disse Weaver. Há duas semanas, ela acompanhou o diretor de cinema James Cameron à região que deve ser afetada pelo projeto, na Floresta Amazônica.

A protagonista do filme "Alien - O Oitavo Passageiro" pediu ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apostar em "um modelo energético do século XXI", no lugar de um projeto "com tantas consequências negativas".

Weaver
A artiz norte-americana Sigourney Weaver participou nesta quarta-feira (28) de protesto em Nova York contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. (Foto: Thimoty A. Clary/AFP)


Segundo seus críticos, a construção da hidrelétrica de Belo Monte provocará um dano ambiental irreparável e obrigará o deslocamento de 50 mil indígenas e camponeses do Estado do Pará, onde está prevista sua construção sobre o curso do rio Xingu.

Para Weaver, as autoridades brasileiras deveriam se "concentrar nas energias renováveis e no consumo eficiente de energia".

"Aqui (nos EUA) estamos nos desfazendo das represas, que foram um pesadelo para o meio ambiente e não produziram a energia que se supunha", assegurou a atriz norte-americana.

"Acho sinceramente que o Brasil pode ser um líder no meio ambiente e que não tem por que seguir nossos passos e cometer nossos erros", insistiu. Em seguida ao protesto, a atriz foi recebida por representantes do Itamaraty.

Em sua viagem no começo desse mês ao Brasil, a atriz esteve acompanhada de James Cameron, o diretor de "Avatar", e de outro protagonista do filme, Joel David Moore.

A oposição pública à usina de Belo Monte, junto aos paralelismos entre o argumento de "Avatar" e as ameaças que afrontam os povos indígenas transformaram estas estrelas de Hollywood em rostos conhecidos na oposição internacional aos planos do governo.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br