Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de abril de 2010

COMEMORAÇÕES DO DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL

Índigenas na Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, 8 (COP 8 ) que ocorreu em Curitiba-PR em 2006. Imagem de Cíntia Barenho

…Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis

Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio…
(Baby do Brasil)

Outras fotos AQUI


A bióloga Cíntia Barenho será a entrevistada desta terça-feira, 20/4/2010, do programa CIDADANIA AMBIENTAL na Ipanema Comunitária FM 87,9, a partir das 20h.

Cíntia é integrante e dirigente do Centro de Estudos Ambientais (CEA) – e abordará na entrevista AO VIVO o papel e os desafios do movimento ambientalista no enfrentamento da atual crise ecológica.

Para o CEA, atualmente intregrante da coordenação executiva da federação que reúne as entidades ambientalistas gaúchas – APEDeMa-RS, é imprescindível o fortalecimento e união do movimento ambiental na luta ecológica, bem como uma maior articulação entre os movimentos sociais. Para tanto, é importantíssimo o acesso à informação socioambiental, de qualidade e com a perspectiva das entidades ecológicas.

Cíntia Barenho é Biologa e mestre em Educação Ambiental, atualmente é coordenadora de projetos do CEA.

SINTONIA – COMO ESCUTAR – A rádio pode ser escutada na frequência FM 87,9 no bairro Ipanema e arredores, em Porto Alegre, ou também via Internet, no endereço www.ipanemacomunitaria.com.br. O Cidadania Ambiental é produzido e apresentado pelo jornalista João Batista Aguiar. Na mesa de som, estará Lotar Gutierrez.

Serviço:

Programa Cidadania Ambiental com Cíntia Barenho
Terça-feira, 20/4/2010, entre 20 e 21 horas

Retransmissão no Sábado, 24/4/10, a partir do meio-dia

Rádio Ipanema Comunitária – 87,9 Mhz ou
www.ipanemacomunitaria.com.br para
escutar AO VIVO toda a programação.

Para contatos com a produção: radio@ipanemacomunitaria.com.br

Produção e apresentação: jornalista João Batista Aguiar – Técnica: Lotar Gutierrez

Fonte: Radio Ipanema Comunitaria, por mail.


Índigenas na Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, 8 (COP 8) que ocorreu em Curitiba-PR em 2006. Imagem de Cíntia Barenho

- Tapejara – Na Terra Indígena Carreteiro-Tapejara, no dia 18 de abril, missa com a participação de alunos indígenas, apresentação de trabalhos desenvolvidos pela comunidade indígena, churrasco de confraternização entre servidores, indígenas e convidados e partida de futebol.

- Santo do Jacuí – Dia 18 de abril, na Aldeia Guarani M’Byá, execução do Hino Nacional na língua Guarani, apresentação do Grupo de Danças Guarani, mostra de artesanatos e comidas típicas, inauguração do Posto de Saúde da aldeia, do campo de futebol, seguido de jogo festivo entre os Guarani e funcionários da Prefeitura Municipal e apresentação de canto Indígena e visitações na aldeia.

- Rodeio Bonito – Na Terra Indígena Rio da Várzea terá almoço de confraternização e reunião dançante, no dia 02 de maio.

- São Valério – Na Terra Indígena Inhacorá, entre 13 e 19 de abril, Semana do Índio, com palestra para os alunos da Escola Marechal Rondon, sobre os valores culturais da etnias Kaingang, oficinas de danças e cantos Kaingang e pinturas tribais, integração cultural entre escolas indígenas de diferentes aleias, com apresentação artística, oficina de artesanato e confecção de brinquedos usados pelos antepassados, jogos de integração entre alunos, pais e professores, exposição de artesanato Indígena, execução do Hino Nacional na língua Kaingang, apresentação do Grupo de Danças Tãnh mãg e grande Baile com animação da Banda Danúbio Azul.

Fonte: FUNAI

Fonte: ONG CEA - Centro de Educação Ambiental

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br