Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de abril de 2010

HOJE, 22 DE ABRIL, É O "DIA MUNDIAL DA TERRA"


O QUE VOCÊ TEM FEITO PELA PRESERVAÇÃO
DE NOSSO PLANETA TERRA ?

Dia Mundial da Terra

22 de Abril - Dia da Terra

Publicado: Segunda-feira, 20 de abril de 2009 por Deborah Dubner

Celebre, cuide, reflita, ame, crie, conheça, mude!

Banco de Imagens
Foto
Como cuidar de algo que é tão imensamente maior do que nós?
por Deborah Dubner
O dia 22 de Abril é dedicado a celebrar a existência do nosso querido Planeta Terra, tão amado, generoso e muitas vezes esquecido. Como cuidar de algo que é tão imensamente maior do que nós? Quais ações nós podemos fazer que realmente interfiram na grandiosidade dessa terra que nos sustenta? Será mesmo que somos capazes de colaborar para reverter um processo de destruição que já começou?
Essas são algumas questões que vêm à tona quando paramos para refletir sobre o poder do homem diante da natureza e sobre a continuidade da vida na terra.


O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson. Festejado em 22 de abril, foi o primeiro protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990. Coincidência ou não, é também o Dia do Descobrimento do Brasil, uma “terra abençoada por Deus”, como costuma cantar o nosso povo.
Se pensarmos que o Dia do Planeta Terra nasceu como um protesto à poluição em 1970, podemos avaliar o que a humanidade conseguiu fazer nos últimos (quase) 40 anos. Os rios estão cada vez mais poluídos, as florestas desmatadas, o ar carregado. A violência invade os lares, as escolas, as empresas e todos os espaços coletivos. O lixo é jogado nas ruas ao invés de ser reciclado. A água, o bem mais precioso da humanidade, está escassa. As geleiras estão derretendo. O homem, o único que poderia fazer alguma coisa, está mais preocupado com a economia de seus países.


No entanto, nos últimos anos o Dia da Terra vem ganhando cada vez mais destaque. Este ano, mais de 500 milhões de pessoas de 85 países devem comemorar a data com campanhas e ações voltadas à ampliação da consciência, preservação e sustentabilidade.


Itu e região têm feito algumas ações importantes nesse sentido. Conheça!
E como o itu.com.br sempre apóia iniciativas que mobilizam mudanças sustentáveis, esta matéria tem o objetivo de ajudar a refletir sobre o tema, ampliar a consciência, aprender um pouco mais e mudar algumas atitudes.


Saiba como fazer a sua parte!

- Visite sites especiais sobre o tema.

- Leia a Carta da Terra, um dos documentos da RIO-92.
- Aprenda sobre Consumo Sustentável com o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor)
- Informe-se sobre os programas do National Geographics, que preparou uma semana especial pelo Dia da Terra.

- Faça um teste para ver o quanto você sabe sobre assuntos como emissão de CO2, consumo de água, tipos de energia e lixo, entre outros.

- Leia mais de 50 dicas
no “Você sabia” do site NatGeo.

- Teste sua Pegada Ecológica! Há dois sites bacanas pra você testar!
EARTHDAY e NATGEO

- Leia 51 dicas que você pode fazer para proteger a Terra


Leia também os artigos de nossos colunistas:

Nós e o Aquecimento Global, por Edvaldo Sorrini


Fonte: ITU.COM.BR


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br