Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de abril de 2010

PERNAMBUCO CELEBRA O MAIOR DESMATAMENTO DE MANGUE NO BRASIL: "SUAPE"


SOS MARACAÍPE

SUAPE - Aprovado maior desmatamento de mangue da história do Brasil

E a gente ainda lê que o licenciamento dos desmatamentos de interesse do Governo não é subjetivo????? Me desculpe, não só é subjetivo como é criminoso e inclusive ILEGAL, ou desmatar áreas de preservação permanente é legal??????????

Ah, e Suape através do Vice-Presidente do Complexo Industrial, Sidnei Aires, solicitou em fevereiro o montante aproximado de R$ 1.960.000.000,00 (quase 2 bi) ao PAC 2 para tocar obras de infraestrutura, um novo terminal de conteiners, um açucareiro, um para granéis sólidos e um para minério de ferro ... ou seja, já estão gastando nosso dinheiro em provavelmente mais uma obra eleitoreira, que não vai dar em nada (nem mesmo eleger a Dilma) e o pior, que licenciou na maior descaração e criminosamente o desmatamento de áreas de mangue!!!???!!!???!!!

Espero que o tal do PAC morra aqui, em 2010, que o próximo presidente, seja ele quem for (exceto Dilma) enterre a idéia deste Pacote Autodestrutivo e Criminoso ... porque se tivermos o PAC 3 será a ruína do planeta ... sem exageros!!!

Segue abaixo a mensagem sobre o desmatamento do manguezal:

É com tristeza que trago a informação de que o meio ambiente, mais um vez, foi deixado de lado em nosso estado.


Enquanto Pernambuco encontra-se em estado crítico de esgotamento de seus recursos naturais, parte da população hoje está em festa. A promessa de empregos, em Suape, se sobrepõe ao compromisso com a sustentabilidade, em seu tripé: social, ambiental e econômico.


Enquanto os políticos e tomadores de decisão de nosso estado não compreenderem que dependemos intimamente do meio ambiente para todas as nossas ações diárias (respirar, comer, beber, vestir, etc), teremos notícias tristes como estas.


Enquanto isso, lá vamos nós acelerar o processo de erosão costeira em nossa região metropolitana. Enquanto isso, lá vamos nós reduzir ainda mais a quantidade de peixes (onde mais de 90% das espécies já está com seus estoques pesqueiros sobre-explorados) e reduzir ainda mais a renda e dignidade de tantos milhares de pescadores que dalí dependem intimamente. Enquanto isso, lá vamos matar de vez o que já foi a casa de diversos tubarões, que hoje vêm para nossas praias atacar seres humanos.


Até quando ficaremos sentados ao ouvir uma notícia como esta? Eduardo Campos estava com um projeto de redução da área a ser desmatada para 30% da área que consta no projeto que foi aprovado hoje. A assembléia, porém, enfiou guela àbaixo o projeto de 13 páginas sobre o desmatamento, 6 páginas sobre compensações ambientais e nenhuma página sobre impactos e compensações sociais, como ressaltou Sérgio Xavier em reportagem: http://clipmail2.interjornal.com.br/clipmail.kmf?clip=0lru9u9uu2&grupo=463481#not9863030


Também do outro lado, o professor Clemente Coelho diz que cada hectare do manguezal de Suape vale 4,2 milhões de dólares por ano, por seus serviços ambientais: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/canais/noticias/2010/04/27/um_hectare_de_mangue_em_suape_vale_42_milhoes_de_dolares_diz_estudo_69223.php


Por último, gostaria de citar a infeliz reportagem (se é que não posso chamar de a defesa ao projeto) publicada no Jornal do Commercio, neste domingo, 25 de Abril de 2010. http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/canais/noticias/2010/04/25/os_desafios_do_desenvolvimento_69216.php


Grande a tristeza que me bateu ao ver que jornalistas deixam a ética e a responsabilidade de lado ao lidar com um assunto delicado como este. A matéria consta de defesa do projeto, do começo ao fim, colocando o meio ambiente como desafio ao desenvolvimento, quando o meio ambiente é, na verdade, a base do desenvolvimento - o que permite que ele exista.


Outra reportagem da mesma dupla de "jornalistas" fala da compensação: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/canais/noticias/2010/04/25/suape_se_compromete_a_preservar_69217.php

Que tipo de jornalismo é este que nos quer fechar os olhos desta maneira??

Que tipo de jornalismo é este que nos quer retirar a capacidade crítica??

Que tipo de jornalismo é este que nos quer iludir e que nos quer empurrar um ponto de vista??

Reportagem vendida. Comprada. Falta de ética. De respeito.

Falta de amor à vida!

Enquanto a geração que está no poder luta para ganhar gerar dinheiro, minha geração luta pelo direito ao futuro! A um futuro onde o meio ambiente ainda exista vivo, equilibrado. Luta pelo direito de seus filhos e netos à Natureza viva!

Que venha alguma possibilidade do IBAMA reduzir este absurdo! E ainda querem nos empurrar usinas nucleares!


Mariana Maciel
Movimento Salve Maracaípe!

Fonte para edição no Rema:

Truda Palazzo - brazilian_wildlife@terra.com.br

por João SuassunaÚltima modificação 29/04/2010 11:14


CONHEÇA O MOVIMENTO SALVE MARACAÍPE


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br