Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de abril de 2010

VAZAMENTO DE PETRÓLEO NO MAR DO GOLFO DO MÉXICO PODERÁ SER CONTIDO COM FOGO CONTROLADO

Momento em que a plataforma começa a afundar

EUA aprovam incêndio no mar para conter vazamento de petróleo


As autoridades americanas aprovaram que se recorra a um incêndio controlado para proteger o litoral ecologicamente frágil de um vazamento de petróleo que se expande no Golfo do México depois do afundamento de uma plataforma petroleira, informou nesta quarta-feira o serviço da Guarda Costeira.


A drástica decisão de atear fogo no mar é vista como uma intervenção necessária devido à gigantes maré negra de petróleo que avançou a até uma distância de 37 km dos pântanos da Louisiana, um importante santuário para aves aquáticas e outras espécies da vida selvagem.


Os estados sulistas da Flórida, Alabama e Mississippi se preparam ante a possibidade de que as praias e áreas pesqueiras, cruciais para a economia na região, se vejam afetadas pelo lodo oleoso derivado do gigantesco vazamento de 965 km de circunferência.


“O comandante da área aprovou plano para um incêndio in situ e está falando com os sócios da comunidade e da indústria”, informou o porta-voz da Guarda Costeira, Tom Atkeson, à AFP. “O incêndio poderá ser realizado ainda hoje”.


Quatro robôs submarinos da companhia de petróleo britânica BP tentavam dede segunda-feira conter o vazamento de combustível.A plataforma “Deepwater Horizon” afundou na quinta-feira passada, dois dias após uma explosão que deixou 11 trabalhadores desaparecidos.


Imagens de satélites mostraram que a mancha se estendeu no domingo quase 50%, passando de 1.035 km2 a 1.550 km2.


Apesar da extensão, os técnicos da empresa afirmaram que 97% da mancha não passa de uma fina camada na superfície do mar.


A BP, que administra a plataforma, inicialmente havia informado não ter detectado vazamentos de petróleo, mas um robô submarino detectou no sábado dois buracos no conector que liga o poço à plataforma.


O porta-voz da BP, Ron Rybarczyk, afirmou que o vazamento, a 1.500 metros de profundidade, está liberando 1.000 barris de petróleo por dia no oceano.


“É um vazamento muito grave”, advertiu o suboficial Erik Swanson, porta-voz da Guarda Costeira americana. (Fonte: G1)

SAIBA MAIS

Acidente no Golfo do México teria sido erro humano



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. ola
    quero sugerir um modo de estancar o vazamento de petroleo no golfo do mexico
    se fossem colocados tubos , digamos de uns 100 metros cada um de um diametro aproximado de 2 metros um em cima do outro até chegar na superficie
    o petroleo se direcionaria para esse tubo
    chegando a superficie e seria colhido por bombas de sucção e armazenados em navios
    os tubos evitariam que o petrole se misturasse a agua marinha
    por favor espalhem este email para que chegue a firma interessada no conserto.
    abr

    marco

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br