Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de maio de 2010

ESPECIALISTAS EM HIDROLOGIA (RJ) PARABENIZAM O BLOG SOS RIOS DO BRASIL

E-mail recebido do PROF. JORGE PAES RIOS

De: jorge rios
Assunto: OS RECURSOS HÍDRICOS NA IMPRENSA - 1ª QUINZENA MAIO 2010
Para: "Jarmuth de Oliveira Andrade" , meioambiente_cefet@yahoogrupos.com.br
Data: Quarta-feira, 19 de Maio de 2010, 17:25

Em qua, 19/5/10, jorge rios escreveu:


Prezado PROF. JARMUTH
PARABENS; POIS TEM MUITA INFORMAÇÃO NO SEU BLOG .... apesar de nao concordar com tudo [rsrsrs..]
ABRACOS E SAUDACOES FLUVIAIS;
PROF. JORGE RIOS = www.profrios. kit.net


--- Em qua, 19/5/10, claudia abreu escreveu:

De: claudia abreu
Assunto: Re: OS RECURSOS HÍDRICOS NA IMPRENSA - 1ª QUINZENA MAIO 2010
Para: "Jarmuth de Oliveira Andrade" , "ambientalnaestacio@yahoogrupos.com.br" , "=ABRH" , "Claudia Santiago de Abreu"
Cc: ambientalnaestacio@yahoogrupos.com.br, amigosdanatureza@grupos.com.br, "CEC-cursos" , cidade_verde@yahoogrupos.com.br, "JORGE RIOS" , meioambiente_cefet@yahoogrupos.com.br, "Jarmuth de Oliveira Andrade" , concursoibama@yahoogrupos.com.br, conservacao@yahoogrupos.com.br
Data: Quarta-feira, 19 de Maio de 2010, 18:36

PREZADO PROF. JARMUTH ;
TAMBEM ENVIO MINHAS CONGRATULACOES ..
CONTINUE SEMPRE COM O SEU TRABALHO DE FORMIGUINHA GIGANTE ....
BJS; CLAUDINHA


Obrigado Mestre Dr. Jorge Rios, Obrigado Drª Claudia Abreu,

Receber um elogio assim, das mais competentes autoridades brasileira em revitalização de rios do Brasil é uma grande honra!


Meu trabalho é de um leigo curioso, que tem aprendido muito sobre recursos hídricos com o Mestre e outros grandes colaboradores especialistas, que através dos seus artigos enviados para postagem, em linguagem clara e compreensível têm nos mostrado como cuidar melhor de nossos cursos d' água...


Também não concordo com muita coisa que publico no Blog, mas como todo educador tem que ser, acima de tudo um democrata, faço a postagem e em seguida já dou o meu pitaco e incentivo outros a enviar seus comentários.


O que lamento muito é que nossos especialistas das universidades e faculdades produzem muita coisa, publicam grandes teses e estudos, milhares de TCCs a cada ano, mas muito teóricos, de pouca utilidade prática e de dificil compreensão para quem "carrega o piano" nas prefeituras municipais, nos serviços de água e esgoto, nas autarquias e empresas, nos comitês de bacias, nas ONGs e associações comunitárias, que nem sempre dispõem de pessoal técnico capacitado no assunto.


Há uma grande dicotomia entre a teoria e a prática...entre o "ideal acadêmico" e a realidade das comunidades que sofrem com os problemas de saneamento básico, construção de galerias e tubulações de cursos d' água, uso e ocupação de solos, em especial as áreas ribeirinhas, construção de açudes e barragens, etc.

Muita bobagem tem sido feita por falta de conhecimento, por falta de orientação, de maior esclarecimento técnico e muitas vezes por má fé e esperteza de construtoras e maus engenheiros, que colocam prefeitos e comunidades em situações difíceis e, em alguns casos, provocando tragédias e mortes. Entendo que na área de recursos hídricos as universidades poderiam dar uma maior contribuição para as comunidades, principalmente as de menor recursos e mais afastadas dos grandes centros.


Nesses dois anos de trabalho no Blog tenho acompanhado as dificuldades de muitas comunidades brasileiras para tratar seus problemas hídricos e na maioria, sem a quem recorrer, para ajudá-los na solução de suas enchentes, inundações, assoreamentos, deslizamentos, falta de água potável, recuperação e preservação de mananciais, tratamentos alternativos de esgotos para quem não consegue ter uma ETE, educação ambiental de seus educandos, entre outros.


Dentro do possível e com nossas limitações, temos procurado indicar onde buscar informações, ajuda, orientações técnicas, financiamentos e programas governamentais a quem possam recorrer.


Agradeço sua sempre pronta ajuda e orientações dadas, em diversas consultas, suas matérias enviadas e agradecemos também este seu e-mail incentivador!

saudações eco-fluviais,

Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOS Rios do Brasil


Quem é o Prof. Dr. JORGE LUIZ PAES RIOS

É Engenheiro Civil, Ex-superintendente de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, Ex-subcoordenador do Projeto GTZ-PLANÁGUA (convênio Brasil-Alemanha), diplomado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Especialização em Hidráulica e Saneamento. Pós-Graduado em Hidráulica e Recursos Hídricos no Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC - Lisboa - Portugal. Pós-Graduado em Hidráulica e Recursos Hídricos no Institut National Polytechnique de Grenoble-Ecole Nationale Supérieure D'Hydraulique (INPG-ENSH) - França (mestrado).

Atualmente é Professor do CEFET- RJ, tendo sido fundador dos Cursos de Técnico em Saneamento Ambiental e de Tecnólogo de Nível Superior em Controle Ambiental, lecionando as Disciplinas de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos, Hidrologia, Abastecimento de Água, Controle de Enchentes, Controle da Poluição, Hidrosedimentologia e Direito Ambiental.




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br