Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de maio de 2010

Lagoa Rodrigo de Freitas estará despoluída até a Copa de 2014, diz secretário

DESPOLUIÇÃO DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Por Redação Agencia Brasil

Rio de Janeiro – A Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais da capital fluminense, estará despoluída e completamente limpa até a Copa do Mundo de 2014, garantiu nesta terça-feira (18) o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz. Segundo ele, o investimento total da cidade em projetos de saneamento básico totaliza R$ 1,5 bilhão.

“O Rio está num momento de transformações importantes, a prefeitura tem tido um papel importante nisso e tem uma série de obras estruturantes em que a questão do saneamento básico é fundamental. Faremos uma boa equação disso, na medida em que a cidade tem de estar bem preparada para a qualidade de vida da população”, disse.

Muniz também declarou que até os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, com a intensificação do trabalho da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), a prioridade é resolver o esgotamento sanitário da região metropolitana da Baixada Fluminense e o saneamento de Santa Cruz e Campo Grande, na zona oeste do Rio.

O presidente do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, ressaltou a importância do seminário 2014 – Saneamento na Rede, que começou hoje, no intuito de cobrar compromissos do governo e instituições na área de saneamento.

“Esse evento é uma provocação para que as 12 cidades-sede da Copa invistam para diminuir os seus problemas de saneamento básico. A gente espera que as cidades estejam preparadas para receber a Copa, e, com exceção de Brasília, nenhuma delas tem condições sanitárias para ter um evento desse tipo. No mínimo, é preciso deixar um legado além dos estádios, com transporte, saneamento, para as pessoas viverem de forma adequada depois”, afirmou.

Segundo Pinho, o Rio tem graves problemas de poluição e ele, com a Copa, a expectativa dele é que se chegue a 80% da população atendida pela coleta e tratamento do esgoto. Ele também destacou que há recursos para os projetos, mas cabe aos prefeitos e operadores iniciativas e o compromisso de assumir metas.

Edição: Juliana Andrade


(Envolverde/Agência Brasil)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br