Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2010

Rio ganha ônibus movido a hidrogênio

ônibus a hidrogênio rodando em SP desde 2009

Rio de Janeiro na era dos combustíveis limpos


Lançamento acontece no próximo dia 26 de maio. Veículo circulará experimentalmente por um ano

O Rio de Janeiro vai entrar na era dos combustíveis limpos, que não agridem o meio ambiente. De acordo com o contrato assinado com o COI – Comitê Olímpico Internacional –, 20% da frota de ônibus devem rodar movido a biocombustível durante os jogos de 2016. Mesmo assim, a pretensão do governo do Estado é suplantar este número. Dentro deste espírito, vai ser apresentado no próximo dia 26, em cerimônia no Aterro do Flamengo, o primeiro ônibus movido a hidrogênio. O veículo foi desenvolvido pela Coppe.


O anúncio foi feito pelo superintendente da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos, Waldir Peres, da Secretaria Estadual de Transportes, durante a abertura do Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Papel Estratégico para a Mobilidade Urbana, que prossegue até amanhã no Centro de Convenções da Bolsa de Valores.


De acordo com Peres, o ônibus experimental será operado pela Viação Real e estará nas ruas pelo período de um ano, quando será avaliado em todos os aspectos possíveis, incluindo a não-emissão de gases poluentes e também em sua manutenção periódica. O veículo receberá licença regular para rodar no Rio, assim como os outros 15 ônibus movidos a biodiesel, que já estão em operação de testes. A idéia é ampliar a frota de veículos não poluentes e praticamente tocar a maior parte dos coletivos que rodam pela cidade.


O superintendente anunciou também a aquisição de mais de 500 novos carros que serão utilizados pelo Metrô e Supervia. Segundo ele, a encomenda foi feita com recursos mistos da iniciativa privada, pública e do Banco Mundial. A fábrica chinesa começará a entregar os vagões entre o final de 2011 e início de 2012, para que todos possam estar operando durante os Jogos Olímpicos. A pretensão governamental é reduzir a superlotação dos transportes públicos de massa, beneficiando a população por alguns anos.


O Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Papel Estratégico para a Mobilidade Urbana é promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Coppe - Programa de Engenharia de Transportes (PET), junto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e a Planeja & Informa Comunicação e Marketing. O evento acontece nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro, com patrocínio da SEAGULL, Geocontrol, M2M Solutions, Veotex e NovaKoasin e apoio da ANAMMA, ASLOG (Associação Brasileira de Logística), FETRANSCARGA, RIO ONIBUS, SINDICARGA, ANFIR (Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários), ITS Brasil, SETRERJ, NTC & Logística e NTU (Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos).

Mais informações: Planeja & Informa Comunicação e Marketing

LEIA MAIS:

São Paulo tem primeiro ônibus movido a hidrogênio

GLOBO VÍDEO - G1 (Globo.com)

RJ: pesquisadores apresentam ônibus que não polui o meio ambiente


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br