Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2010

PARABÉNS URUGUAIOS E ARGENTINOS, VENCE O BOM SENSO...VIVA A PAZ!

Ponte Internacional General San Martín, interditada há cerca de 04 anos

Ambientalistas suspendem bloqueio à ponte que liga Argentina e Uruguai


Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, diz que a fábrica de papel não contamina as águas do Rio Uruguai.


Ambientalista e moradores da cidade argentina de Gualeguaychú começaram no sábado (19), às 13h locais (mesmo horário de Brasília), a suspender o bloqueio da ponte internacional General San Martín, que liga o país com o Uruguai e estava interditada há cerca de quatro anos.

Antes de iniciar as atividades, porém, os ambientalistas, que protestam contra a construção de uma fábrica de pasta de celulose na cidade uruguaia de Fray Bentos, que também está localizada na região fronteiriça, cantaram o hino da Argentina.

Posteriormente, foram retirados os obstáculos que impediam o fluxo de carros e pessoas na região. Um casal de turistas chegou cedo ao local com o objetivo de ter o “privilégio histórico” de serem os primeiros a atravessar a ponte novamente.

Dessa maneira, os manifestantes cumprem o que foi decidido em uma assembleia na última quarta-feira (16).

A partir de sábado, os moradores de Gualeguaychú concederam um prazo de 60 dias para que os governos dos dois países implementem medidas que controlem de forma eficaz as atividades da fábrica.

Os ambientalistas alegam que o projeto polui as águas do Rio Uruguai, o que não foi comprovado pela sentença da Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, que anunciou recentemente seu veredicto sobre a ação apresentada pela Argentina.

Segundo o parecer do tribunal, divulgado em 20 de abril, o governo uruguaio violou um tratado internacional ao permitir a instalação da fábrica, mas esta não contamina o rio em questão. (Fonte: Folha.com/AMBIENTE BRASIL)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Maria de Fátima Aguiar Goulart09 março, 2013 10:10

    Amigos! Criei uma petição em favor da Lagoa do Violão. Já tenho 615 assinaturas, mas necessito de 1000, para impedir que o local de desova dos cágados, da Lagoa do violão, seja ocupado por um prédio com 14 pavimentos, diminuindo assim, seus exemplares! Peço que assinem e compartilhem, com seus contatos! É fácil assinar: basta clicar no título, que a página abrirá! Para assinar, basta digitar seu nome (sobrenome, não precisa), e-mail e país! Conto com vcs! Obrigada pelo apoio!!!
    http://www.avaaz.org/po/petition/Que_seja_respeitada_a_Protecao_do_Meio_Ambiente_da_Lagoa_do_Violao_Torres_RS/?febhVab&pv=0

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br