Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de julho de 2010

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO - IBS - COMO VOLUNTÁRIOS MUDAM O PAÍS


As faces de um brasil que nasce da vontade

Livro de fotos dos irmãos Salvatore mostra como voluntários mudam o País
27 de julho de 2010

Antonio Gonçalves Filho - O Estado de S.Paulo


Há pouco mais de dez anos, na aldeia Mehinaku do Alto Xingu, os irmãos Ana Elisa e Luís Salvatore, então recém-formados, ele em Direito e ela em Design, começaram sua odisseia para criar o Instituto Brasil Solidário (IBS), uma ONG dedicada à inclusão social. Ao longo desses anos, eles já percorreram mais de 200 mil quilômetros levando medicamentos, livros, computadores, cestas básicas, instrumentos musicais, material esportivo e até câmeras fotográficas para 794 municípios brasileiros, também atendidos por dentistas, médicos e professores voluntários que já visitaram mais de 1 milhão de pessoas por meio de programas mantidos com a ajuda de parceiros do instituto (Casas Bahia e Banco Itaú). Para comemorar esse primeiro decênio de sua existência, os irmãos fundadores resolveram mostrar alguns desses brasileiros atendidos pelo IBS no livro Caminhos de um Brasil Solidário.


Mais do que um simples registro documental, trata-se de um ensaio fotográfico de dois irmãos descendentes de um nome histórico da fotografia no Brasil, Eduardo Salvatore (1914-2006), um dos fundadores do Foto Clube Bandeirantes em 1939, que reuniu os pioneiros na fotografia experimental. Como o avô, ligado à vertente pictorialista, Luís faz da construção de suas paisagens um exercício rigoroso de composição. Por outro lado, sua abordagem da relação dos modelos com o meio ambiente é menos formal e mais carregada de espontaneidade, o que se explica pela convivência de anos com as pessoas selecionadas para representar cada uma das regiões do país atendidas pelo instituto.

É exemplar o caso do violeiro Coque, da pequena Natividade, entre o deserto do Jalapão e a Chapada dos Veadeiros, em Tocantins. A exemplo da violeira de Campo Grande, Helena Meireles (1924-2005), ele é autodidata e ainda mais limitado por ter uma mão só. Em 1974, aos 16 anos, ele resolveu construir sua primeira viola caipira, ignorando a deficiência. Hoje, com a mão esquerda, toca um modesto repertório na viola de dez cordas e ainda espera gravar um CD como o fez, aos 69 anos, Helena Meireles, eleita pela revista americana Guitar Player, em 1993, um dos 100 melhores instrumentistas do mundo. Outros músicos autodidatas como Coque, entre eles a sanfoneira Sebastiana, de São Raimundo Nonato, Piauí, foram encontrados e registrados pelos fundadores do IBS.

Como o objetivo do livro é o de mostrar um pouco de cada região do Brasil, o fotógrafo e sua irmã reuniram, além de paisagens e personagens marcantes, registros de costumes locais e receitas típicas ao final de cada capítulo, em que levantam expressões regionais e fornecem dados sobre os municípios visitados. E, contrariando a visão estereotipada que muitos têm do Brasil, os autores mostram, por meio de fotos, como alguns vilarejos do Sul e Sudeste, entre eles o carente Vargem do Braço, próximo a Florianópolis, apresentam um panorama social não muito diferente do sertão nordestino.

Algumas das imagens de Caminhos de um Brasil Solidário já são históricas, como o registro da fachada da igreja São Luís de Paraitinga, no interior de São Paulo, destruída durante a enchente de janeiro deste ano. A preservação do patrimônio ambiental e cultural é também uma das preocupações do instituto, que promove palestras de especialistas e encontros de alunos com escritores.

Maiores informações sobre o IBS podem ser obtidas no site http://www.brasilsolidario.org.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Prezados senhores,
    Boa tarde...o que venho relatar vem de encontro ao que esta sendo publicado nesta matéria sobre o instituto brasil solidario...na verdade como Brasileiro e ambientalista que sou, prezo honestidade e ao meu Brasil e aos Brasileiros tbm. "fui mbbro fundador do IBS e tenho condiçoes e moral para falar sobre este assunto e desde já mostrar que nem tudo que se fala,pode ser verdade...Durante 10 anos ajudei a deselvolver muitos trabalhos pela ong acima falada, era dedicação e orgulho de poder fazer algo pelo Brasil, pra minha decepção no ano passado me desliguei por não concordar com a gestão que o presidente vitalicio do ibs estava impondo, dentre eles definir de maneira arbitraria e ditadora, onde iriamos realizar o trabalho,sem contar que a minha area que eu representava que era a ambiental,aos poucos foram cesando os recursos para a realização dos trabalhos.mas o pior eu diria,foi a falta de transparencia com os recursos que a ong recebia, pedi como membro da diretoria varias vezes para ver o livro contabbio e nunca fui atendido, criando um clima ruim e de desconfiança..por fim era evidente que havia algo de errado com o dinheiro carimbado para o social,mas a maior indignação é a maior parte deste dinheiro vc do programa amigos do planeta na escola das casas Bahia, dinheiro este que é gerado com a vendas de materiais reciclados da logistica reversar.pois bem, um dinheiro limpo produzido por pessoas do bem, parando na mão de uma pessoa que age de má fé...por isso deixo registrado que muitas vezes atrás de um rosto e um sorriso bonito, pode haver uma pessoa que usa de crianças e pessoas carentes para se beneficiar....deixo registrado meus protestos e me coloco a disposição de qualquer pessoa para falar sobre este assunto...

    atenciosamente,

    Valter Lima
    valterlima42@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Deixo aqui registrado minha indignação contra esta ong IBS, seu presidente vitalício esta usando a ong como empresa familiar, superfaturando os trabalhos com notas fiscais bem acima do valor de mercado fornecido por seus parceiros, fora isto seu presidente usa o dinheiro do social, para viagem em família, luxo, baladas regadas de bebidas e sem contar que ele trouxe pessoas de sua conveniência para o carnaval de SP,Não acredite nesta pessoas que aparece mentindo e suas palavras, é só hipocrisia

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br