Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2010

PROIBIDA EM OUTROS PAÍSES, O BPA É UTILIZADO NO BRASIL PARA PRODUÇÃO DE GARRAFAS PLÁSTICAS, MAMADEIRAS E OUTROS PRODUTOS



A exposição ao BPA pode ter efeitos nocivos para a saúde. O BPA é usado em embalagens de plástico, como garrafas plásticas, copos e potes. Imagem iStockphoto

MPF/SP instaura inquérito para apurar riscos da substância bisfenol-A (BPA) à saúde

"Onde é encontrado: Garrafas de água, mamadeiras, embalagens plásticas para acondicionamento de alimentos reutilizáveis, talheres plásticos, copos infantis, revestimento interno (resina epóxi) em latas, tampas de jarras, CDs, equipamentos elétricos e eletrônicos e seladores dentais."

Substância utilizada na produção de garrafas plásticas, mamadeiras e outros produtos de plástico é suspeita de causar doenças e já foi proibida em outros países

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP), pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, instaurou inquérito civil público para apurar os eventuais efeitos nocivos à vida e à saúde das pessoas gerados pela substância Bisfenol A (BPA), bem como a forma de regulamentação de seu uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Na portaria em que foi publicada a instauração do inquérito, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, determinou que seja solicitado à Anvisa informações sobre a regulamentação da utilização da referida substância, além de eventuais estudos existentes sobre seus aspectos nocivos.

A preocupação sobre os riscos que o BPA pode causar à saúde e à vida se sustenta em recentes pesquisas divulgadas por uma universidade norte-americana. A substância já foi proibida em outros países, como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, e em alguns estados norte-americanos.

Para muitos cientistas, a substância seria causadora de algumas doenças, como o câncer de mama, os distúrbios cardíacos, a obesidade e a hiperatividade. Mas a atenção é especial com as grávidas e as crianças pequenas. A substância pode prejudicar as funções endócrinas e alterar o funcionamento do hormônio feminino estrogênio.

No Brasil, o Bisfenol A é utilizado na produção de garrafas plásticas, mamadeiras, copos para bebês, entre outros produtos, a maioria de plástico.

Informe da Procuradoria da República em São Paulo, publicado pelo EcoDebate, 20/07/2010

SAIBA MAIS

O perigo que pode vir do plástico

Você conhece os perigos do Bisfenol-A ?

perigos do bpa

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br