Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2010

REALIZADO O Iº FÓRUM BAIANO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS


Colegiado realiza primeiro “Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas”

Integrantes do sistema de recursos hídricos se reúniram para troca

de experiências vividas desde a criação do primeiro CBH em 2006

Pela primeira vez, foi realizado o “Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas”. Antiga reivindicação dos membros – representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água – dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), o evento aconteceu,nesta segunda-feira (12), às 9 horas, na sede do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no Itaigara (auditório Paulo Jackson).

O objetivo do fórum é criar um canal de comunicação para facilitar o diálogo e a integração das ações dos dez CBHs já formados e dos outros quatro em processo de formação. O encontro permitirá uma articulação entre os colegiados estaduais, contribuindo, de maneira integrada, com a implantação da Política Estadual de Recursos Hídricos – cujo Ingá (autarquia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) é o órgão gestor.

Para a coordenadora de Gestão Participativa do Ingá, Milene Maia Oberlaender, além de integrar os Comitês de Bacia baianos para a troca de experiências e a busca de soluções para problemas comuns, o fórum também vai propiciar o fortalecimento destes colegiados para a participação, em nível nacional, das pautas referentes à gestão de recursos hídricos, de forma participativa e descentralizada.

Anualmente acontece o Fórum Nacional de Comitês de Bacias, no qual se reúnem todos os integrantes do Sistema de Recursos Hídricos para debater assuntos referentes à gestão das águas. E desde o momento em que os membros dos comitês baianos começaram a participar deste fórum nacional, percebemos a necessidade de criarmos também no âmbito estadual para que se pudesse colocar em prática aqui as experiências e vivências de cada um”.

Para participar deste encontro, foram convidados três integrantes de cada comitê, inclusive, os representantes eleitos nesta semana para compor os três novos CBHs dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (Frabes), dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (PIJ), e do Recôncavo Sul. Apenas o CBH dos Rios Paramirim e Santo Onofre não participará, já que os representantes das prefeituras, sociedade civil e usuários da água serão escolhidos nesta segunda (12), quarta (14) e sexta-feira (16), em Oliveira dos Brejinhos, Paramirim e Paratinga, respectivamente.

Os nomes dos convidados foram definidos durante reuniões plenárias realizadas, entre 19 de maio e 9 de junho, em Salvador e mais nove municípios no interior do Estado (América Dourada, Barreiras, Euclides da Cunha, Floresta Azul, Jaborandi, Maracás, Mucugê, Sento Sé e Juazeiro).

Confira os dez comitês existentes na Bahia:

CBH Recôncavo Norte e Inhambupe
CBH Paraguaçu
CBH Verde e Jacaré
CBH do Salitre
CBH do Leste
CBH do Itapicuru
CBH do Rio Grande
CBH do Rio Corrente
CBH do Rio das Contas
CBH do Entorno do Lago do Sobradinho

Neste ano de 2010, estão em processo de formação mais quatro Comitês:
CBH Peruípe, Itanhém e Jucuruçu
CBH Frades, Buranhém e Santo Antônio
CBH Recôncavo Sul
CBH Paramirim e Santo Onofre

Mais informações:

Ascom Ingá

(71)3116-3286/3215/3042

Brenda Medeiros / Patrícia Santana e Raiane Veríssimo



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br