Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2010

BAIRRO INTEIRO, COM 1400 CASAS VAI DESAPARECER EM CUBATÃO (SP) PARA IMPLANTAÇÃO DE JARDIM BOTÂNICO

Água Fria - invasão ao longo do Rio Cubatão, na Baixada Santista (SP)

Jardim botânico na serra do Mar vai 'engolir' bairro

A criação de um jardim botânico na serra do Mar, em Cubatão, na Baixada Santista (SP), fará desaparecer um bairro inteiro, com 1.400 casas.

O Jardim Botânico de Cubatão foi formalizado pelo governador Alberto Goldman. O objetivo é conservar, pesquisar e expor espécies de flora da Mata Atlântica.

A obra, de R$ 40 milhões, será financiada pelo BID. O jardim será onde hoje está o Água Fria, um bairro ilegal erguido às margens da via Anchieta antes mesmo da criação do Parque Estadual da Serra do Mar, em 1977.

A prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, critica o governo estadual por não discutir a proposta e não ter feito audiência pública no local. Bem estruturado, o bairro possui luz, telefonia fixa, posto de saúde, igrejas, linha de ônibus, mas falta rede de esgoto. As casas não estão em área de risco - FSP, 19/10, Cotidiano, p.C1.

Fim de bairro em Cubatão é fundamental, diz governo

O governo de SP diz que a retirada dos moradores da área do Jardim Botânico de Cubatão será feita dentro da lei, que ela é fundamental para a recuperação ambiental da região e que não pode ser alterada porque é exigência de um acordo firmado com o BID.

O governo tem, segundo o coronel Elizeu Eclair, coordenador-geral do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, duas justificativas para tocar o projeto mesmo com a oposição da prefeitura e dos moradores: uma ambiental e outra judicial. "O bairro Água Fria está totalmente no Parque da Serra do Mar, ao lado do rio Cubatão, onde são captados 70% da água que abastece a Baixada Santista".

O bairro não tem rede de esgoto. A retirada das famílias foi determinada por decisão judicial de 1991 -quando o Estado ganhou ação de reintegração de posse- e outra de 1999 -ação da Promotoria - FSP, 19/10. Cotidiano, p.C4.

Fonte:

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br