Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2010

A ORIGEM DA ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

Rio Paraíba do Sul - região de S. José dos Campos

De onde vem a água que nós bebemos

Outro dia comentei com uma amiga que os astronautas da Estação Espacial Internacional bebem água retirada da urina. Ela achou nojento. Na verdade, todos nós vivemos uma situação parecida nas cidades que captam água do Rio Paraíba do Sul. Toneladas de fezes e de urina são lançadas diariamente no rio e é essa água que é processada e purificada para consumo na maioria das nossas cidades, como por exemplo, em Pinheiral. Com o projeto do governo de São Paulo, de desviar parte das águas do rio, a situação vai piorar, já que a capacidade de diluição do rio vai diminuir e a concentração de esgoto só vai aumentar. Nossa situação é muito pior que a dos astronautas. A água que eles destilam da urina não é contaminada por esgotos industriais como a água do Paraíba. Há alguns anos, fizeram uma pesquisa, coletando e examinando os peixes que ainda conseguem sobreviver naquela água turva. A maioria tinha desenvolvido tumores. Ninguém falou mais no assunto, mas ele é preocupante.

Os sistemas de tratamento de água são feitos para eliminar os resíduos orgânicos através de filtros e do tratamento com cloro. Mas o que acontece com as substâncias cancerígenas presentes na água? Será que elas desaparecem simplesmente com a adição do cloro e a passagem pelos filtros? Acho difícil, já que resíduos químicos aparecem a nível molecular e portanto não vão sumir simplesmente com uma filtragem comum. Nem com a simples fervura da água. Além disso, a contaminação por resíduos químicos é cumulativa. Beber um copo de água com traços dessas substâncias não vai fazer mal a ninguém, mas passar anos e anos cozinhando com essa água pode deixar uma pessoa igual àqueles peixes que foram recolhidos em 2003. Quem pode, compra aqueles garrafões de água mineral, ou tenta obter água nas poucas nascentes ainda não contaminadas. Mas não dá para cozinhar e fazer café com água mineral e assim, a contaminação continua.

Ainda captamos água do caldeirão do Paraíba

Preocupação

Vários ecologistas e cientistas dizem que o grande problema no terceiro milênio será conseguir água realmente pura para consumo. À medida que a população cresce, o país se industrializa e mais esgotos e resíduos vão para os nossos cursos de água. Pinheiral, onde vivo, é um bom exemplo do suposto progresso arruinando com a saúde e a qualidade de vida. Além do rio Paraíba, Pinheiral tem o Caximbal, um riacho que tinha peixes e águas cristalinas na década de 1960. Atrás da Escola Agrícola tinha uma piscina natural cercada por um paredão de pedras onde as crianças iam nadar e mergulhar. Também passávamos horas lá, na "Pedreira" com nossas varinhas de bambu, pescando e jogando conversa fora. Com o crescimento da cidade, esse pequeno recanto desapareceu. Surgiram novos bairros, como o "BNH", e o Caximbal virou outra calha de esgoto. A piscina natural foi aterrada e a água ficou negra e fedorenta. Se tivessem preservado o Caximbal, Pinheiral teria a opção de captar água lá e pelo menos ficaria livre do resíduo químico das indústrias situadas nas margens do Paraíba. Não houve esse cuidado e atualmente restam poucas opções.

Os paulistas querem desviar a água do Paraíba, porque em São Paulo ela ainda é razoavelmente limpa. Acima de Resende, o Paraíba tem águas transparentes e cheias de peixes. O problema começa mais abaixo, com a grande concentração de indústrias na altura de Barra Mansa e Volta Redonda. E Pinheiral recebe a pior parte. E ninguém se importa com isso. A população vive na ilusão e não se preocupa com a origem da água que bebe e usa na cozinha. Pagamos caro por uma água de qualidade duvidosa.

Os políticos não estão nem aí para o problema. Eles estão interessados em obras visíveis, em cimentar praças, construir quadras de esporte, "revitalizar" ruas e avenidas. As estatísticas de mortes por câncer são consideradas uma coisa natural, uma consequência do envelhecimento da população. Nem os médicos se preocupam com isso. Mas a qualidade da água que vai para as nossas casas é como uma bomba relógio, tiquetaueando silenciosa, pronta para explodir. E cedo ou tarde teremos que acordar para essa ameaça. Fonte: PortaldoPeixe.com



BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br