Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de outubro de 2010

SP PRETENDE TRATAR 70% DO ESGOTO QUE CHEGA ÀS REPRESAS BILLINGS E GUARAPIRANGA ATÉ 2014

Represa de Guarapiranga, Veleiros, Riviera Paulista

Represa Billings,

Usina Piratininga

e Interlagos (Fotos:


"Em 2014, 70% do esgoto que chega a represas será tratado, diz governo" - Folha de S.Paulo

Meta é que até 2020 os rios do sistema Billings/Guarapiranga não recebam mais esgotos

Poluição amplia custos de tratamento; água da Billings só é usada pela Sabesp se Guarapiranga estiver com nível baixo

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Em 2014, 70% do esgoto que chega às represas Billings e Guarapiranga, na parte sul da região metropolitana de São Paulo, será tratado. O ano marcará o encerramento da fase 3 do projeto de despoluição do rio Tietê.

"O nosso compromisso é acabar com o esgoto nos rios da região em 2020. Não estou falando que os rios vão estar limpos, mas que eles não vão receber mais esgotos", disse Dilma Pena, secretaria de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo.

Apesar de a Sabesp não ter a mínima noção de quanto a grave poluição do sistema aumenta seu custo para tratar as águas sujas das represas, existe um parâmetro que indica o estrago que o esgoto e toda a sujeira do sistema Billings/Guarapiranga provocam.

Tratar a água na zona sul da cidade é aproximadamente três vezes mais caro do que fazer o mesmo processo com as águas do sistema Cantareira, que está menos sujo.

"Mas a diferença no custo não é toda culpa da poluição. Existem outros fatores, como a eficiência do processo. Eles são feitos por sistemas construídos em épocas diferentes", afirma Hélio Castro, superintendente da Sabesp.

INTRAGÁVEL


Nem toda a água da Billings, que é totalmente intragável antes do tratamento feito nas estações, é usada todos os dias pela Sabesp.

Existem barragens que impedem que águas em áreas onde a situação é mais crítica se misturem com locais que estão mais limpos.

No caso da cidade de São Paulo, apenas quando a Guarapiranga está com seu nível baixo é que existe o bombeamento a partir da Billings.

"Neste ano, por exemplo, não houve necessidade dessa transposição por causa da grande quantidade de chuvas", diz Dilma Pena, secretária do governo tucano.

Para a despoluição total dos rios da região metropolitana, é preciso ainda diminuir o impacto da chamada poluição difusa.

A provocada, por exemplo, pelos pneus dos carros sobre o asfalto ou por aquela bituca de cigarro lançada pela janela. Fonte: Nossa São Paulo


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br