Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2010

CHUVAS CAUSAM ALAGAMENTOS, DESLIZAMENTOS, PREJUÍZOS E MORTE NA CAPITAL MINEIRA



CHUVA CAUSA MORTE E PREJUÍZOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: 40 PESSOAS FICAM PRESAS EM ONIBUS


Uma pessoa morreu em decorrência de chuva forte que caiu durante toda a madrugada desta terça-feira (23) em Belo Horizonte e na região metropolitana da capital mineira.

No início da manhã de hoje, aproximadamente 40 pessoas tiveram de ser resgatadas de um ônibus que ficou preso em um alagamento. Os homens do Corpo de bombeiros usaram botes, boias e um helicóptero para o resgate dos passageiros. O veículo ficou ilhado na avenida Sebastião de Brito, localizada no Bairro Dona Clara, região nordeste da capital, uma das áreas mais afetadas pela chuva da madrugada.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Estado, o homem que morreu durante a madrugada ainda não foi identificado, mas tem idade aproximada de 38 anos e morreu por afogamento na Vila Fazendinha, região nordeste da cidade, após a casa em que morava ter sido invadida pela enxurrada provocada pela tempestade.


LEIA MAIS

Leia mais sobre a previsão do tempo
Além da morte, os bombeiros atenderam várias ocorrências relativas a inundação, quedas de árvores e desabamentos de imóveis e carros arrastados pela correnteza.



A Avenida Cristiano Machado, uma das vias mais importantes da capital mineira, teve parte da pista inundada, nos dois sentidos, próxima aos bairros Dona Clara e 1º de Maio, também na região nordeste da capital, o que deixou também alguns moradores do local ilhados dentro das casas. Motoristas enfrentaram trafego caótico na manhã de hoje em várias regiões da cidade em razão da chuva.


Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Centro de Meteorologia Minastempo, choveu 146 mm em seis horas, o equivalente a 64% da chuva esperada para todo o mês de novembro. “O que era esperado de chuva para 18 dias caiu em 6 horas”, disse o especialista. Ainda segundo ele, não há previsão de chuvas intensas para o restante do dia.

“Devemos ter chuvas mais moderadas até a próxima sexta-feira”, disse Reis.


Deslizamentos


Os bombeiros socorreram três pessoas soterradas por escombros da casa onde estavam após o imóvel ter sido atingido por deslizamento de terra --entre as vítimas estava uma criança de 8 anos. O acidente foi no bairro Ouro Preto, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Outras casas foram interdidas na rua. Ainda não há boletim sobre o estado de saúde dos resgatados. Segundo a Fhemig (Fundação Hospitalar de Minas Gerais) as vítimas do soterramento tiveram pequenas escoriações e estão muito assustadas com o acidente. Mas não correm risco de morrer.


Também houve falta de energia em vários pontos da capital mineira, mas, segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), foram casos isolados.


Segundo a defesa civil de Belo Horizonte, foram registradas 95 chamadas desde a meia noite. A maioria era de pessoas relatando risco de inundação e informando a existência de infiltrações e trincas em imóveis.



Alexandre Gonçalves da RochaOcorre nesta quinta-feira, em Blumenau, o 2º Seminário Jica para troca de experiências e tecnologias…

Ocorre nesta quinta-feira, em Blumenau, o 2º Seminário Jica para troca de experiências e tecnologias em gestão de desastres. O objetivo é mostrar, através de palestras, os estudos relativos à prevenção. Ao longo do dia, sete assuntos serão abordados por especialistas da equipe Jica, Univali, Furb, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável. O Projeto Jica faz parte de um termo de cooperação assinado entre o Estado com a Agência de Coopera… Continuar
Adicionado por Alexandre Gonçalves da Rocha em 23 novembro 2010 - SITE ARCA DE NOÉ ING

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!