Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2010

ELES ESTÃO TIRANDO AS GARRAFAS PETs DOS RIOS E USANDO-AS PARA ENFEITES DE NATAL (I)






Setur de Marabá (PA) promove oficina de reciclagem de garrafa pet
Limpar o meio ambiente e ainda enfeitar a cidade é o que objetiva a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a partir da coleta de garrafas plásticas e confecção de enfeites com motivos natalinos. Para que isso aconteça, uma oficina de reciclagem de garrafas PET está sendo ministrada na área da Secretaria de Agricultura (Seagri), a qual vai confeccionar uma árvore de Natal e arranjos que serão montados na Marabá Pioneira.

Segundo o instrutor da oficina, Cledenilson Nunes, os arranjos, feitos com aproximadamente 60 mil garrafas de tamanhos variados (600 ml a dois litros), serão montados em três pontos: Avenida Antônio Maia, Praça Duque de Caxias e Orla do Tocantins. O projeto precisa da colaboração da comunidade em geral, tanto na coleta e doação de garrafas plásticas, quanto de voluntários na confecção das peças natalinas. Embora estejam engajadas outras secretarias (Meio Ambiente, Obras e Ação Comunitária), o trabalho exige maior número de voluntários.

A previsão é até o final da campanha arrecadar 80 mil garrafas. Desde o início do projeto, no mês de outubro, já foram arrecadadas 25 mil garrafas. Neste sábado (13), a partir das 8h30, o caminhão de coleta de garrafas passará no bairro do São Félix Pioneiro, KM II e III.
A campanha faz parte do projeto “Sonhos de Natal”, que iniciou ano passado pelo Governo Municipal e conta com a participação de várias secretarias e patrocínio de empresas na organização do evento, que promete ser mais um atrativo no período natalino, como acontece em outras cidades brasileiras, fomentando o turismo em Marabá.

O projeto, além agregar valor, como a capacitação profissional das pessoas que participam das oficinas de confecção dos objetos, reduz o impacto ao meio ambiente, porque evita que as garrafas plásticas sejam jogadas na natureza, onde demoram muito tempo para se decompor. A embalagem de PET (polietileno tereftalato) foi introduzida no Brasil em 1988. Essas garrafas lançadas no meio ambiente, diz Cledenilson, pode resistir a mais de 200 anos. “As embalagens utilizadas na confecção de arranjos natalinos não voltarão para o lixo, elas serão reaproveitadas no ano seguinte”.

Outra utilidade das embalagens PET usadas nas bebidas e que são ideais para o acondicionamento de alimentos, devido as suas propriedades de barreiras que impossibilitam a troca de gases e absorção de odores externos, mantendo as características originais dos produtos. Além disto, são leves, versáteis e 100% recicláveis.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br