Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de novembro de 2010

QUASE 1.000.000 DE CASOS DE DENGUE NO BRASIL EM 2010




DENGUE MATA !


Saiba como se proteger da dengue


Doença já afetou quase um milhão de pessoas em 2010



Os casos de dengue em 2010 no Brasil já chegam a quase um milhão. Segundo o Ministério da Saúde, até 16 de outubro deste ano, foram notificados 936.260 casos de dengue clássica no país, dos quais 14.342 foram classificados como graves. O número de mortes é de 592, praticamente o dobro do ano passado, quando foram confirmadas 298 mortes.
De acordo com a pasta, 15 cidades enfrentam risco de surto da doença e 123 municípios estão em situação de alerta.
Há uma série de razões que justificam o aumento das mortes nos últimos anos. A principal delas – e mais repetida pelos especialistas – é o fato de o país estar vivendo, desde o final dos anos 90, surtos repetidos da dengue, que são causados pelos três tipos do vírus que circulam no Brasil. Isso aumenta as chances de uma pessoa se infectar novamente e, consequentemente, de desenvolver as formas graves da doença.
Para espantar o mosquito, aprenda a fazer a receita caseira abaixo:
REPELENTE CASEIRO CONTRA A DENGUE
Fácil de fazer, receita leva cravo, alcool e óleo corporal
Saiba por meio do infográfico abaixo o que é a doença, como ocorre a transmissão e como se prevenir.

FONTE:  R7 NOTÍCIAS - SAÚDE


SAIBA MAIS:

Entre janeiro e 16 de outubro de 2010 foram registrados 936.260 casos da doença e notificadas 592 mortes.



CAMPANHAS DIVERSAS CONTRA A DENGUE NOS ÚLTIMOS ANOS


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Existem meios para prevenir a doença, mas, o governo prefere ficar insuflando aquela fumaça que não serve para nada. Talvez fosse melhor criar uma ONG para o combate da dengue. Medidas simples ajudariam bastante: 1. Distribuição ou venda de tapa-ralos e telas para serem colocadas em ladrões de caixa d’água. Em casas de campo ou praia os proprietários deixariam os ralos sempre tapados. 2. A lei deve ser alterada para permitir o arrombamento de casas de veraneio com piscinas sujas. 3. “A Prefeitura de São José do Rio Preto, a 440 quilômetros de São Paulo, começa a combater a dengue com libélulas. Neste fim de semana, cerca de 300 mudas da planta crotalária juncea foram distribuídas para moradores interessados em participar da campanha para reduzir a incidência do mosquito Aedes aegypti na cidade. A ideia é que as flores atraiam as libélulas, que se alimentam das larvas e do mosquito adulto do Aedes”. 4. “Cuba começou a desenvolver uma bactéria capaz de destruir as larvas do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor do dengue. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal oficial Juventud Rebelde. O diretor da Unidade de Luta Antivetorial da província de Camagüey, Raúl de Armas, disse que a bactéria é obtida por meio de um processo de fermentação e, ao ser ingerida pelas larvas do mosquito, provoca uma reação em seu tubo digestivo que lhe causa a morte. O bacilo, cuja denominação científica é Thuringiensis israelensis SH-14, se deposita em locais com água estagnada, onde o mosquito vive logo nas primeiras etapas de sua vida”. Há, também, alimentos cujo cheiro que deixam na pele espanta os mosquitos: inhame, nabo, alho. Os indígenas devem saber muito a esse respeito.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br