Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de novembro de 2010

SALMÃO X TRUTA SALMONADA...QUAL É O MELHOR?



x



Compare o salmão com a truta salmão


Os dois peixes são ricos em ômega 3 e nutrientes que blindam a saúde


Comunidade Minha Vida


Na peixaria ou no cardápio do restaurante japonês, a truta salmão, também conhecida por truta salmonada, é uma espécie cada vez mais frequente. Muitas vezes, a dúvida que fica é: afinal, é truta ou é salmão? É truta, mas ela recebe esse nome por causa da cor rosada, típica do salmão. A diferença é que o salmão adquire essa coloração de forma natural porque consome pequenos animais marinhos, especialmente crustáceos e moluscos, com alta concentração de carotenoides, substância que também confere a cor vermelha, laranja ou amarela a vegetais, como o tomate e a cenoura. 



"Para atingir a mesma coloração, a truta, que originalmente tem a carne branca, passa pelo processo da salmonização, que acrescenta pigmento à base de lecitina de soja a sua ração, cerca de 60 dias antes do abate", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria, de São Paulo. 




A truta salmonada apresenta uma coloração mais intensa que a do salmão, e um aroma e sabor mais suaves. Mas as semelhanças dessa dupla não se restringem à tonalidade da carne. Além de serem excelente fonte de proteína, os dois peixes carregam nutrientes importantes, que trazem igual benefício para a saúde e fazem a diferença na alimentação saudável do dia a dia. A seguir, comparamos 100 gramas das duas espécies para você descobrir tudo que os dois têm de bom. Faça a sua escolha.  
Ômega 3

O salmão e a truta salmão são ricos nesta gordura poli-insaturada, porém o salmão apresenta uma quantidade um pouco maior deômega 3. "Quem consome este ácido graxo protege o coração de doenças cardiovasculares, pois essa gordura do bem reduz as taxas de colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL) do sangue, além de dissolver as placas de gordura que obstruem as artérias", explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella. Também tem ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico e protege o cérebro contra doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer.  
Vitamina A


A truta salmão oferece mais deste nutriente - são 57 UI, enquanto o salmão tem 40 UI. Entre as principais funções desta vitamina no organismo, estão a ação protetora dos olhos, da pele, mucosas e da capacidade funcional dos órgãos de reprodução. O nutriente também tem papel de defesa contra as infecções. 


Além disso, estudos recentes realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro apontam a relação da vitamina A com a leptina, o chamado hormônio da saciedade. Segundo as pesquisas, a falta da vitamina A diminui a produção de leptina, causando os perigosos ataques de gula. E tem mais. Quando os níveis de vitamina A estão abaixo da necessidade do organismo, as células de gordura (adipócitos) se multiplicam com maior facilidade, e pior, também aumentam de tamanho, provocando aumento de gordura localizada no corpo. 


Selênio 


O salmão contém 36,5 mcg de selênio, um antioxidante que previne o envelhecimento celular, afastando os risco de tumores. A truta salmão, por sua vez, fornece 12,6 mcg. Esta substância também ajuda a manter a elasticidade dos tecidos do organismo. A pele e os cabelos ficam renovados. 
Cálcio


A truta salmão oferece boa quantidade de cálcio. São 43 miligramas contra 12 miligramas de salmão. O mineral mantém dentes e ossos fortes, combatendo o raquitismo e a osteoporose. Além disso, o nutriente mantém os batimentos do coração regulares e ajuda o sistema nervoso a trabalhar melhor. 
Potássio

O salmão oferece mais quantidades desse mineral. São 490 mg contra 361 mg da truta salmonada. "Associado ao sódio, o potássio regula o equilíbrio da água no organismo e normaliza o ritmo do coração, além de auxiliar na redução da pressão sanguínea", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci. 


Sem o potássio, nosso corpo encontra dificuldades para absorver os nutrientes dos alimentos e de segurar a vitamina B6 que, quando deficiente, diminui a capacidade dos rins em despachar o sódio para a excreção. Além disso, ele é um grande amigo dos esportistas de plantão e dos aventureiros, que querem escapar das cãibras. 


Pesquisas recentes comprovam que ingerir alimentos ricos em potássio pode reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) e uma doença arterial coronariana (aterosclerose), de acordo com pesquisadores italianos, baseados na análise de dez estudos publicados entre 1966 e 2009, que avaliaram cerca de 280 mil adultos.

Fósforo 


A truta salmão oferece doses maiores de fósforo. São 245 mg, enquanto o salmão tem 200 mg. Este mineral é necessário para uma boa formação óssea e dentária e é essencial para o funcionamento dos rins. Também fornece mais energia ao corpo, auxiliando no metabolismo de gorduras e amidos. 

NutrientesSalmão (100 g)Truta Salmonada (100 g)
Calorias142 kcal148 kcal
Proteínas19,84 g20,77 g
Carboidratos0 g0 g
Lipídios totais6,34 g6,61 g
Vitamina A40 UI57 UI
Selênio36,5 mcg12,6 mcg
Potássio490 mg361 mg
Fósforo200 mg245 mg
Cálcio12 mg43 mg
Magnésio29 mg22 mg
Magnésio 

O salmão tem um pouco mais deste nutriente conhecido como o mineral anti-estresse. São 29 mg, contra 22 mg da truta salmão. A deficiência deste mineral resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia. "O magnésio também é indispensável para o bom funcionamento dos nervos e músculos. Além de evitar a formação de pedra nos rins e na vesícula", explica Patrícia Bertolucci. 

Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference/Yahoo Minha Vida


SAIBA MAIS:

ÔMEGA TRÊS DE PEIXES OLEOSOS PODE FREAR DOENÇA NOS OLHOS DE IDOSOS, DIZ ESTUDO




 Estação Experimental de Salmonicultura
em Campos do Jordão (Parque Estadual)

As homenagens e reconhecimento aos meus particulares amigos, pesquisadores da Estação Experimental de Salmonicultura de Campos do Jordão (APTA Vale Paraíba), a pesquisadora Drª YARA TABATA e o pesquisador MARCOS GUILHERME RIGOLINO, que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da truta salmonada de grande porte, sucesso na culinária brasileira.


Colaboração enviada pela  Profª Terezinha Tavares Andrade

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br