Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2010

UNIVERSITÁRIOS DA UGB MAPEIAM AS MARGENS DO RIO PARAÍBA EM BARRA MANSA




Vista do Centro de Barra Mansa, cortado pelo Rio Paraíba do Sul (Foto: Valdinei Ferreira)


RIO PARAÍBA DO SUL
Acadêmicos mapeiam margens do Rio Paraíba 
do Sul em Barra Mansa
Publicado em 21/11/2010, às 20h37
Última atualização em 21/11/2010, às 20h37
Barra Mansa


Universitários dos cursos de Ciências Biológicas e de Gestão Ambiental do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) realizaram no sábado um mapeamento das construções residenciais e atividades empresariais nas margens do Rio Paraíba do Sul em Barra Mansa. O projeto foi desenvolvido pela professora Dagmar Arbex, que disse que a iniciativa é multidisciplinar e os trabalhos começaram em 5 de outubro.




- Eu tomei a iniciativa de oferecer este trabalho acadêmico e científico ao Ministério Público Federal. A escolha da data de 5 de outubro foi pelo fato de se comemorar o aniversário de 22 anos da Constituição Federal - disse a professora, que é especialista em direito ambiental.




Após o mapeamento dos 22 km de extensão do rio em Barra Mansa, as cidades de Volta Redonda, Resende e Barra do Piraí, também terão as suas margens mapeadas. Os trabalhos têm previsão de entrega ao MPF (Ministério Público Federal), para junho de 2011. No sábado foi feito o mapeamento do bairro Roberto Silveira até Floriano, com a ajuda da associação dos canoeiros de Barra Mansa.




O presidente da instituição Sérgio Santos, fez uma avaliação prévia do nível do rio. - Ontem (sexta) eu saí de barco e percebi que o nível do rio está muito baixo; estaremos dando apoio aos acadêmicos, neste mapeamento - afirmou Santos.




A aluna do curso de gestão ambiental Hellen Leiroz disse que esta experiência servirá para terminar o trabalho final e também conscientizar as próximas gerações. - A minha tese de monografia é em cima deste tema. E é importante conscientizar as pessoas para manter a preservação desta fonte natural. A lei 7.803, de 18 de julho de 1989, prevê que a instalação de todas as edificações fique a uma distância de 100 metros das margens do Rio Paraíba do Sul.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!