Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de dezembro de 2010

AS CHUVAS CAUSAM TRAGÉDIAS, DESABRIGADOS E MORTES EM VÁRIOS ESTADOS


Chuvas deixam dez mortos em Minas Gerais

Quase 11 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no estado.




Quarta-feira, 29/12/2010
Na Região Serrana do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, várias pessoas estão isoladas. Em Minas, a situação é pior. Em Barbacena, uma idosa não resistiu a um desabamento.


Moradores de dois estados da região Sudeste estão enfrentando consequências dos temporais, neste fim de ano. No Espírito Santo são mais de três mil desabrigados ou desalojados. Em Minas Gerais, dez pessoas morreram.
Era madrugada quando o barranco de 30 metros caiu sobre uma casa, no município de Lajinha, na Zona da Mata de Minas Gerais. A mãe e os dois filhos morreram soterrados. Em Juiz de Fora, emoção no velório de uma criança de quatro anos."Era um menino muito alegre, muito feliz e que trazia muita alegria pra gente", lamenta a avó Fátima do Amaral.
Fabrício Amaral ficou soterrado durante 50 minutos, dentro do quarto. A encosta nos fundos da casa dele desabou, abrindo uma clareira na mata. O menino chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas morreu no hospital.
Em Ubá, um prédio de três andares, que ficava à margem de um rio, desabou. As oito famílias que moravam no local conseguiram sair antes do acidente.
Na casa vizinha, condenada pela Defesa Civil, a comerciante Maria Lúcia Moreira voltou para tentar recuperar alguns objetos, quando ouviu um estalo na parede.”O que está inteiro é só o que vocês estão vendo aqui. O resto foi todo destruído, não tem mais. Era uma vez uma casa”, conta.
Em Barbacena, um muro de arrimo desabou sobre uma casa. Quatro pessoas foram retiradas dos escombros. Mas Dona Efigênia Antero, de 80 anos, morreu ao chegar ao hospital.
“A única coisa que podemos pedir a Deus é muita força para todos“, avisa o genro de Dona Efigênia, Hélio da Costa.
Em Minas Gerais, 10 pessoas morreram desde novembro e quase 11 mil estão desalojadas ou desabrigadas. Segundo a Defesa Civil, 36 municípios já decretaram situação de emergência.
A chuva também castiga moradores do Espírito Santo desde o fim de semana. Dezenove municípios enfrentam problemas com a enchente. De acordo com a Defesa Civil, mais de três mil pessoas tiveram que deixar as casas. No interior do estado, pontes caíram e famílias que moram na zona rural ficaram isoladas.
JORNAL NACIONAL 29 DEZ 2010
Globo Vídeos - Globo.com



Chuvas fazem três mil pessoas deixarem as casas no Espírito Santo


No interior do estado, pontes caíram e famílias que moram na zona rural ficaram isoladas. Em Minas, 10 pessoas morreram desde novembro. E quase 11 mil estão desalojadas ou desabrigadas.



Globo Vídeos - Globo.com


ENQUANTO ISSO...



Falta de chuva causa prejuízos no Sul do Brasil

Quarta-feira, 29/12/2010
No Rio Grande do Sul, o fenômeno La Niña provoca problemas em vários municípios. Em Candiota, no sul do estado, as perdas na agricultura e pecuária são de quase R$ 4 milhões.


Globo Vídeo - Globo.com


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br