Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de dezembro de 2010

"OPERAÇÃO PEDRA LEGAL" DO IBAMA INTERDITA GARIMPOS IRREGULARES NO RS





Ibama interdita garimpos irregulares no Rio Grande do Sul



Nos dias 6, 7 e 8/12, agentes ambientais federais do escritório regional do Ibama em Santa Maria/RS deram seguimento à operação Pedra Legal, que visa a combater o garimpo ilegal e os desmatamentos na região centro/norte do Rio Grande do Sul, no Bioma Mata Atlântica gaúcho.
Com uma força-tarefa composta por integrantes do Ibama, do Ministério do Trabalho e da Receita Federal do Brasil, com o apoio da Brigada Militar, os agentes interditaram e multaram seis garimpos, em áreas que somam 17 hectares, alguns deles instalados em áreas de preservação permanente do rio Jacuí e seus tributários, bem como quatro empresas de beneficiamento e comércio de minério que operavam sem licença ambiental.
Foram apreendidos quatro tratores-esteira, três caminhões basculantes, uma pá-carregadeira, 975 toneladas de minério (ágata), 120 metros cúbicos e 910 peças já cortadas de basalto, tudo extraído ilegalmente, sem permissão de lavra garimpeira ou licenças de operação dadas pelos órgãos competentes.
Além de diversas irregularidades de ordem trabalhista, que deverão gerar autos de infração do Ministério doTrabalho, o Ibama aplicou R$ 142 mil em multas, inclusive para o município de Salto do Jacuí, por operar sem licença ambiental o Distrito Industrial e uma central de triagem e transbordo de resíduos sólidos urbanos domiciliares.
Segundo João Pessoa Moreira, superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, “as atividades de combate ao garimpo irregular e ao desmatamento do bioma Mata Atlântica para a implantação de lavouras de fumo, na região central do RS, vão prosseguir ao longo dos próximos meses, com a previsão de sobrevôos com a aeronave Ibama 04 nas áreas já embargadas e em outras já detectadas mas de difícil acesso por terra”.
As atividades também tiveram o apoio do Ministério Público Federal em Cruz Alta/RS. Fonte: AMBIENTE BRASIL
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br